Albufeira

ALBUFEIRA | Dia dos Avós com Coreografia Intergeracional

Coreografia Intergeracional

No passado dia 26 de julho, os avós de Albufeira juntaram-se para uma Coreografia Intergeracional, no espaço do Salão Cultural e Recreativo da Junta de Freguesia da Guia. A iniciativa foi organizada pelo Clube Avô, um serviço do Município de Albufeira, que tem por objetivo trabalhar com a população idosa do concelho.

Participaram no evento 75 avôs e avós, alguns acompanhados pelos netos. Com a colaboração dos professores de desporto Dinis Nascimento e Cesar Vieira e da Educadora Liliana Nascimento, do Guia Futebol Clube, que levaram os seus alunos do campo de férias para partilharem um momento de convívio e boa disposição com as várias gerações ali presentes.

A Autarquia pretende com a comemoração do Dia dos Avós, que faz questão de organizar todos os anos, celebrar a experiência de vida e reconhecer a sabedoria adquirida por aqueles que têm um papel fundamental no seio da família, sob o ponto de vista afetivo e, que no momento difícil que estamos a viver, muitas vezes são, também, o suporte financeiro dos próprios filhos.

Muitas das histórias familiares e costumes antigos são transmitidos aos netos graças aos avós que desempenham um papel importante na preservação das tradições. Um estudioso desta temática, James Hillman, escreveu a propósito: “Os avós mantêm os rituais e tradições, possuem um tesouro de histórias, ensinam os jovens e nutrem a lembrança dos espíritos ancestrais que protegem a comunidade. Escutam sonhos e dizem o que significa uma nova palavra”.

CM-Albufeira

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.