Algarve

CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO | Enfrentar o sol com o protector certo

“Utilizar protector solar é muito importante, mas nem sempre sei quais as características que esse protector deve ter. Que indicações devem constar no rótulo desse protector?”

A DECO INFORMA…

Estender a toalha na areia e apanhar banhos de sol enquanto lê um livro ou o jornal do dia faz parte da rotina diária de muitos portugueses em Agosto. Para se proteger, evite expor-se nas horas de maior calor, entre as 11 e as 17 horas, e abuse do protector solar. Não use o creme que sobrou do ano passado. Com o tempo, o índice de protecção pode diminuir. Utilize-o como creme hidratante e compre um protector solar novo, adequado ao seu tipo de pele. A Direcção-Geral da Saúde aconselha um índice de protecção mínimo elevado (30) para toda a população. Prefira as embalagens que, no rótulo, garantem protecção contra os raios ultravioleta UVA e UVB. Vários estudos demonstram que a radiação UV danifica o DNA e o material genético, provoca queimaduras, envelhecimento precoce e cancro da pele.

Lembre-se de que a pele das crianças é mais sensível a estas radiações e, por isso, é mais susceptível a escaldões. Os protectores com factor de processão elevado (índice 30) absorvem 97% da radiação UVB, ao passo que os cremes de índice 15 absorvem 93%. Aplique o protector 20 a 30 minutos antes de sair de casa, para ter tempo de ser absorvido pela pele. Use-o em todo o corpo e não apenas nas zonas expostas. Repita a operação a cada 2 horas e após nadar e transpirar, mesmo que a embalagem alegue ser de longa duração ou à prova de água. Os dias nublados também exigem protecção. Resguarde-se por baixo de um guarda-sol ou use t-shirt. Nestes dias, 40 a 60% dos raios solares atravessam as nuvens e são reflectidos pela areia e água. Não descuide outras medidas gerais, como beber água, usar óculos de sol e roupa protectora.

Quando for comprar um protector solar deve ter em consideração as seguintes características:

Validade após a abertura do produto;

Linha azul de atendimento ao consumidor;

Logotipo de protecção UVA;

Nível de protecção;

Recomendações de utilização.

Mais informações no nosso dossiê online em www.deco.proteste.pt/cuidadospele.

DECO – Delegação Regional do Algarve

Categories: Algarve

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.