Albufeira

ALBUFEIRA | Dia do Município com Emprego e Saúde

Inauguração do novo Balcão de Atendimento do Centro de Emprego

Dia 20 de agosto, Albufeira comemora o seu feriado municipal, data que simboliza a entrega da Carta de Foral, em 1504, pelo rei D. Manuel I. É um dia que se reveste de enorme peso institucional, uma homenagem à história e tradições da cidade.

Assim, no dia 20 de agosto, as comemorações começaram, como habitualmente, com o Hastear da Bandeira, em frente ao edifício dos Paços do Concelho com a presença dos membros do Executivo, Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia e representantes de entidades militares, civis e religiosas, com toque do Hino Nacional pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne. A Cerimónia contou, também, com a Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e da Fanfarra que fez um desfile pelas principais ruas da cidade.

A meio da manhã, teve lugar a inauguração do HPP Hospital de Albufeira, na zona de Montechoro, que, apenas naquele dia e até às 12h30, teve a porta aberta para toda a população visitar as instalações daquela unidade de saúde (ver reportagem na página ao lado).

O delegado regional do IEFP, Carlos Baía, falando aos presentes

Seguidamente, foi inaugurado o novo Balcão de Atendimento de Albufeira do Centro de Emprego, a funcionar na Urbanização Habijovem, na Quinta da Palmeira. O espaço do novo Posto de Atendimento foi uma cedência da Câmara Municipal de Albufeira ao IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, com o objetivo de proporcionar melhores condições de atendimento aos utentes do concelho.

O delegado regional do IEFP, Carlos Baía, falou das novas medidas que estão a ser implementadas e das que virão a seguir para a criação de emprego, considerando que estas novas instalações irão “prestar um melhor serviço e para, por esta via, mais alguns voltem rapidamente ao mercado de trabalho”.

Segundo o Presidente da Autarquia, Desidério Silva, “somos parceiros desde sempre do Centro de Emprego, bem como com todas as instituições e é importante que as instituições públicas, como é o caso, nos momentos de dificuldade, quando as pessoas estão mais fragilizadas, possam ter melhores condições, não só no aspeto físico mas também, espero eu, para avaliar situações complicadas. A nossa disponibilidade aqui foi total, para estudar o espaço, e, da nossa parte, vamos dar todo o apoio e toda a colaboração e esperando que os números (de desempregados) vão desacelerando e não acelerando. Penso que com melhores instalações, com melhores serviços e, particularmente, com melhores medidas para a criação de emprego, podemos ter esperança e acreditar. Mas é preciso que cada cum de nós faça a sua quota parte no que se faz pelos outros e pelo bem público”.

O Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva e Sousa, considerou o desemprego “um flagelo da sociedade moderna e é bom que a sociedade saiba dar resposta a esse grande problema”, considerando que a região “devia ter uma maior atenção, quer nas medidas a tomar, quer a própria região em si mesma porque é aqui que se verificam as maiores discrepâncias e as situações de maior injustiça”.

Numa altura em que o país está a atravessar graves dificuldades económicas, o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Desidério Silva, não quis deixar de assinalar a data carregada de simbolismo histórico, mas optou por “um programa simples, sem recorrer a qualquer investimento, mas que coloca o enfoque das comemorações no melhoramento de um serviço que irá contribuir para combater o elevado nível de desemprego existente na região”. Por outro lado, o Autarca quis valorizar a inauguração das instalações do HPP – Hospital de Albufeira, incluindo o evento no programa de comemorações oficial, por considerar que se trata de “uma mais valia para um município turístico dispor de mais uma unidade de saúde, ainda que privada, quando o hospital de Faro, na zona de influência de Albufeira, está a mais de 45 minutos de distância, situação que é bastante agravada durante os meses de verão”.

Jorge Matos Dias

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.