Algarve

PSD/Algarve enaltece posição do Ministro da Saúde sobre a manutenção dos serviços de urgência na região

Paulo Macedo – Ministro da Saúde

O PSD/Algarve saúda as palavras e o compromisso do Ministro da Saúde Paulo Macedo que assumiu publicamente a manutenção do funcionamento dos serviços de urgência de Lagos e de Loulé.

Nas ultimas semanas, diversas noticias deram a conhecer as conclusões de um relatório realizado pela Comissão para a Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência para o Ministério da Saúde que propõe o fecho de uma dúzia de serviços de urgência em todo o país e em que se propõe que no Algarve em particular sejam encerrados os serviços de urgência de Lagos e de Loulé.

Nesse momento o PSD/Algarve apelou ao Ministro da Saúde e deu inicio a uma série de diligências no sentido de garantir que se tivesse em consideração a situação específica do Algarve na análise do referido relatório. Note-se ainda que a Assembleia Distrital do PSD/Algarve, reunida em Loulé em Julho, aprovou uma moção onde se afirmou que “governo deve ter em consideração que o Algarve tem realidades distintas do resto do País, nomeadamente pelo número de população flutuante que recebe durante todo o ano e a dificuldade das populações do interior acederem de forma rápida e atempada aos serviços de saúde locais e o fecho das urgências de Loulé e Lagos iria sobrecarregar os serviços do Hospital de Faro e do Hospital do Barlavento Algarvio”.

Ficou a agora a saber-se que o Ministro da Saúde foi sensível aos diversos argumentos apresentados e que as populações de Lagos e Loulé bem como dos concelhos próximos vão continuar a usufruir destes importantes serviços.

Nota positiva ainda para o trabalho que tem sido realizado pelos serviços descentralizados do ministério da saúde na região, nomeadamente a Administração Regional de Saúde e as direcções do Hospital Central de Faro e do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio. Neste caso concreto, a presença do Ministro da Saúde no passado dia 22 de Agosto no Hospital de Faro onde realizou a inauguração da requalificação e ampliação da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, a inauguração da requalificação da Unidade de Cuidados Intermédios do Serviço de Urgência, a inauguração da requalificação e aumento capacidade da Unidade de AVC, e visitou ainda a área destinada à ampliação do serviço de Urgência, mostra a capacidade e acima de tudo a sensibilidade com que o governo tem tratado esta área no Algarve.

Após anos de romarias intensas à região por governantes que apenas traziam promessas no bolso, este governo tem operado uma verdadeira revolução silenciosa na área da saúde no Algarve.

Paulo Alentejano, Gabinete de Comunicação do PSD Algarve

Categories: Algarve

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *