Portimão

PORTIMÃO | Stock Out, um “balão de oxigénio” para o comércio local

Devido à redução de volume de vendas e perante a possibilidade de escoarem os seus produtos em fim de estação os Stock Out promovidos pela ACRAL (Associação de Comércio da Região do Algarve) têm sido um sucesso um pouco por todo o Algarve.

Este ano a época de escoamento de produtos começou mais cedo no Barlavento algarvio. Entre 5 e 8 de Julho, o pavilhão da Escola E.B. 2,3 de Vila do Bispo recebeu a 1.ª edição desta feira de retalho, onde participaram 25 estabelecimentos daquele município.

Seguiu-se Lagos, que recebeu a 5ª edição do Stock Out entre 3 e 12 de Agosto. Este evento contou com animação musical todas as noites onde foi possível conhecer os talentos musicais e desportivos do concelho e arredores.

A zona ribeirinha de Portimão recebeu esta feira de retalhos entre o dia 22 e 26 de Agosto. Esta edição acolheu meia centena de lojas e um desfile de moda apresentado por José Castelo Branco onde participaram manequins de renome nacional e internacional como: Jonathan Sampaio, Nuno Janeiro, Daria Makarova, Carlos Serra, Mafalda Saleiro, Carlos Martins, Bruno Piedade e Edgar Gonçalves.

A edição do Stock Out de Portimão teve como novidade a 1.ª “Stock Nigth” que consistiu no arranjo do espaço envolvente com animação para crianças, música e um lounge com música ao vivo que teve como Dj’ residentes os “Fashion Brothers”.

Seguir-se-ão os Stock Out de Loulé e São Brás de Alportel. A feira de Loulé realizar-se-á apenas no dia 1 de Setembro e a de São Brás de Alportel entre 31 de Agosto e 2 de Setembro. Prevê-se para a primeira semana de Setembro a realização do 1º Stock Out de Monchique e a 3ª edição em Monte Gordo.

Segundo João Rosado, presidente da ACRAL, apesar das dificuldades «para aquelas lojas que ainda sobrevivem estes eventos, com redução de preços até 80%, são como um “balão de Oxigénio” para as suas contas». No que diz respeito à taxa de participação o mesmo dirigente acrescenta: «Só em Portimão em dois anos tivemos um decrescimento de 50 % no nº de lojas participantes. Sabemos das dificuldades por que passam os nossos associados, mas mesmo assim prevemos a participação de cerca de três centenas de lojistas ao longo de todo o Algarve – atendendo às circunstâncias, não é mau! Claro que tivemos de ser criativos para fazer eventos a custo zero e nesse sentido conseguimos fazer várias parcerias com empresas de renome para conseguir organizar desfiles de moda, ter música ao vivo, ter insufláveis para as crianças e cabeças de cartaz como José Castelo Branco. Não foi fácil, foi necessário um grande esforço de equipa para conseguirmos organizar estes eventos. Atendendo ao número de visitantes que passaram pelos vários Stock Out o saldo é muito positivo e gratificante, apesar das vendas terem, nalguns casos, ficado a baixo das expectativas. Cremos que só com iniciativas desde género que é possível não deixar morrer, definitivamente, o comércio local».

Bruno Santos, ACRAL

Categories: Portimão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.