VRSA

VRSA | DIREITO DE RESPOSTA – Informação “Fraudulenta”/Aproveitamento Político

No âmbito das últimas notícias vindas a lume, a Concelhia do Partido Socialista de VRSA, sente-se na obrigação de esclarecer a tão polémica e “suposta” fusão dos 3 Concelhos do Baixo Guadiana.

Em reunião de Assembleia Municipal realizada no dia 27/08/2012, um dos pontos da ordem de trabalhos dizia respeito à pronúncia por parte daquele órgão em relação à Reorganização Administrativa Territorial. Nesse sentido e após votar contra a extinção de qualquer das Freguesias do Concelho de Vila Real de Santo António, a bancada do PS apresentou um documento de reflexão sobre a fusão dos 3 Concelhos do Baixo Guadiana. O documento explica genericamente o porquê da possibilidade dessa fusão e a forma como a mesma deveria ser feita, sendo imperativo que passaria sempre por uma auscultação à população e que deveria merecer a concordância entre os três concelhos. O documento em causa foi votado favoravelmente e aceite pela Assembleia Municipal enquanto documento de reflexão e nunca como moção ou proposta. Neste sentido o PS VRSA não encontra explicação para tanto empolamento sobre esta situação, a não ser o aproveitamento político e “fraudulento” por parte de quem fez questão de enviar a notícia deturpada para a comunicação social.

É ainda de salientar que, este assunto não está em cima da mesa, uma vez que o mesmo terá sempre de passar pela realização de um estudo aprofundado e por um amplo debate entre a sociedade civil dos três concelhos.

Mais é de relembrar, que nos tempos que correm e com tantos problemas que o Município/ Autarquia de Vila Real de Santo António apresenta, julga-se que seria mais útil á população que se discutissem assuntos de maior gravidade e que afetam diariamente e de forma severa a população do nosso concelho, tais com o desemprego e as dificuldades das empresas em sobreviverem, fruto das políticas praticadas não só  nível local como Nacional.

O progresso é fundamental, a reorganização administrativa é necessária, no entanto ambos implicam o respeito pelos valores identitários e históricos das populações.

A Presidente da Concelhia do PS de VRSA

Categories: VRSA

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.