Loulé

Tomada de posição da Câmara Municipal de Loulé sobre os cuidados de saúde prestados pelo Estado na cidade de Quarteira

Tendo esta Autarquia conhecimento da decisão da ARS Algarve (Administração Regional de Saúde do Algarve) de colocar em igualdade de horário a extensão do Centro de Saúde de Loulé em Quarteira com as restantes extensões de saúde do Algarve e do País, não pode o Município deixar de a lamentar.

A extensão do Centro de Saúde de Loulé em Quarteira tem funcionado com um horário adicional (20h00 às 24h00) devido ao esforço numa primeira fase desta Autarquia, que lá colocou funcionários contratados para o efeito, e numa segunda fase pela ARS Algarve que prosseguiu esse esforço de manutenção de alargamento de horário de atendimento ao público.

É certo que este é um caso único no Algarve e porventura no País, mas não é menos certo que casos específicos carecem de medidas específicas e neste caso é entendimento desta Autarquia que o Estado deveria ter em atenção todos os argumentos que levaram a que, no passado, o alargamento de horário fosse garantido.

Quarteira é uma cidade com mais de 20 mil habitantes, número esse que aumenta exponencialmente em época de férias. A urbanidade que a cidade ganhou nas últimas duas décadas tornou-a numa das freguesias com mais alta natalidade do Algarve. A cidade cresceu e o Estado deve crescer com ela, acompanhando os seus ritmos e as suas necessidades.

Não obstante à compreensão da lógica subjacente que leva a ARS Algarve a tomar esta decisão, a Câmara Municipal de Loulé entende que o Estado e os seus serviços de saúde necessitam pensar com celeridade e concretizar de forma definitiva fórmulas de acesso a cuidados básicos de saúde em horário alargado na cidade de Quarteira.

A Autarquia continua disponível, como sempre esteve, para fazer parte das soluções, desde que estas respeitem o princípio da prestação de serviço às populações e o princípio das competências de cada entidade envolvida.

O MUNICÍPIO DE LOULÉ

Foto: PlanetAlgarve

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.