Loulé

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

residuos

Com o intuito de assinalar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), que decorreu de 17 a 25 de novembro, e dando continuidade à dinâmica existente no âmbito da sensibilização e educação ambiental dos seus munícipes, a Câmara Municipal de Loulé promoveu um conjunto diversificado de ações que tiveram como objetivo consciencializar a sociedade para a importância e para as diferentes formas de prevenção de resíduos.

As atividades tiveram início com a dinamização do projeto “Lanche Sem Resíduos”, que envolveu 43 alunos das turmas do 4º ano da escola EB1 Nº 5 de Loulé, e através do qual se pretendeu sensibilizar as crianças para a prevenção dos resíduos através da análise e pesagem dos resíduos por eles produzidos durante os seus lanches e da transmissão de conhecimentos sobre as diferentes formas de evitar a produção excessiva de resíduos e sobre consumo sustentável. No final do projeto, os alunos conseguiram uma redução média de 32% dos resíduos por eles produzidos no lanche.

No dia 22 de novembro, e numa iniciativa conjunta com a DECO, teve lugar na Escola EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho de Almancil a sessão de sensibilização “Prevenção de Resíduos Sólidos e Alimentares”, tendo como objetivo promover a redução da produção de resíduos orgânicos e o combate ao desperdício alimentar, através desta ação pretendeu-se transmitir algumas dicas sobre consumo sustentável e como evitar os desperdícios alimentares na cozinha. Esta ação teve como público-alvo os alunos do Curso CEF de Cozinha, futuros profissionais na área da restauração/cozinha.

No âmbito da SEPR foi ainda editado mais um número da Newsletter “LC Sustentável”, uma publicação de sensibilização e informação ambiental editada pela Autarquia, desta vez subordinada às questões da Prevenção de Resíduos e do Consumo Sustentável. À semelhança das edições anteriores, esta newsletter foi distribuída eletronicamente pelos funcionários da Autarquia e colocada no site autárquico para download, eliminando, deste modo, o consumo de papel associado à distribuição da publicação.

O workshop “Look Low Cost” é outra das iniciativas programadas no âmbito da SEPR. Inicialmente agendado para o dia 24 de novembro, e a ter agora lugar no dia 9 de dezembro, no edifício do CECAL, o workshop contará com a participação de 32 mulheres. Dinamizado com o objetivo de promover o aproveitamento e reutilização de peças de vestuário, acessórios e bijuteria, este workshop aposta ainda na conjugação de diferentes peças de vestuário e acessórios com o objetivo de criar diferentes looks. Esta é, assim, uma forma diferente e original de sensibilizar os munícipes para a reutilização e reaproveitamento de materiais, em especial numa altura de crise económica.

Para finalizar as iniciativas da SEPR, e porque a valorização dos resíduos orgânicos é uma das melhores formas de contribuir para a minimização da produção de resíduos, o Município de Loulé encontra-se ainda a promover o projeto “Vermicompostagem Porta-a-Porta”. Esta iniciativa conjunta entre a Autarquia e a empresa Futuramb, tem como principal objetivo sensibilizar os munícipes aderentes para a importância de reduzir a quantidade de resíduos urbanos biodegradáveis produzidos no dia-a-dia, e que normalmente são encaminhados para aterro sanitário.

Pretende-se, deste modo, contribuir para a fertilidade dos solos, através da adição de matéria orgânica na forma de vermicomposto e contribuir para reduzir os custos operacionais de gestão de resíduos. O projeto consiste na distribuição de um vermicompostor e de um kit de vermicompostagem (fornecido pela empresa Futuramb) aos munícipes /agregados familiares participantes para que, durante os 8 meses de duração do projeto, os mesmos possam conhecer, experimentar e aprofundar esta boa prática de valorização de resíduos orgânicos. O acompanhamento e monitorização do projeto serão realizados por técnicos da Autarquia. Os interessados em participar no projeto ainda podem contactar a Divisão de Ambiente e Equipamentos Urbanos da Autarquia (telefone 289 400 890 / daeu@cm-loule.pt), para mais informações e/ou inscrição no mesmo.

CM-Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.