Loulé

1.º lugar a nível nacional no Galardão ECOXXI 2012

anibal_moreno

No passado dia 30 de novembro, o Município de Loulé destacou-se a nível nacional, vendo, uma vez mais, reconhecidas as ações e as boas práticas de sustentabilidade que tem vindo a desenvolver, posicionando-se no 1.º lugar a nível nacional, entre os 29 municípios concorrentes ao Galardão ECOXXI.

Este feito foi alcançado pela segunda vez, pois em 2009 também conseguiu posicionar-se no topo da classificação nacional.

Deste modo, Loulé, em 2012, além de cumprir, voltou a superar todos os objetivos definidos, obtendo um resultado de 83,13% no índice ECOXXI 2012, o seu melhor resultado de sempre.

O galardão ECOXXI nasceu de um projeto iniciado em 2005 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e é atribuído com base numa candidatura que tem como principal objetivo galardoar os municípios portugueses que demonstrem um desempenho positivo em 21 indicadores de desenvolvimento sustentável, assim como, reconhecer o esforço desenvolvido na implementação a nível municipal de medidas pró-ambientais, com especial ênfase na Promoção da Educação Ambiental, Participação Pública e Agenda 21 Local, Ordenamento do Território e Ambiente Urbano, Áreas Classificadas e Conservação da Natureza, Produção, Recolha e Valorização de Resíduos Urbanos, Abastecimento de Água e Sistemas de Drenagem, Mobilidade Sustentável, Energia, Ruído, Agricultura, Turismo Sustentável, entre outros.

A cerimónia de atribuição do galardão, que teve lugar na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, contou com a presença do vereador da Autarquia louletana responsável pelo Ambiente, Aníbal Moreno, que foi convidado a apresentar uma comunicação intitulada “Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade) – Conhecer, Educar e Divulgar” e recebeu, das mãos de José Archer (presidente da ABAE) e de outros responsáveis pelo projeto, todos os prémios possíveis: a Medalha e o Diploma do ano 2012, mas sobretudo a Bandeira Verde “Município ECOXXI 2012”, como distinção pela preocupação e boas práticas ao nível da sustentabilidade e qualidade ambiental que Loulé possui, bem como pelo reconhecimento da existência de melhorias contínuas no Concelho.

Durante a cerimónia de entrega dos prémios, o vereador Aníbal Moreno teve oportunidade de destacar que os resultados se devem a dois fatores fundamentais. Em primeiro lugar, “porque o Município tem dado continuidade às ações preconizadas na Estratégia de Sustentabilidade do Concelho de Loulé. O sucesso não se deve a iniciativas isoladas, mas a um trabalho planeado, continuado e articulado, em que quase todos os serviços da Câmara participam”. E em segundo lugar, mas não menos importante, “porque muitos técnicos da Autarquia têm colocado neste projeto grande dedicação e esforço, estando envolvidos num vasto conjunto de ações que se realizam ao longo de todo o ano. O mérito desta distinção é, claramente, dos técnicos e dirigentes que dinamizaram e organizaram as dezenas de ações que se realizaram e foram avaliadas pelo júri do Programa ECOXXI”.

A Bandeira Verde será brevemente hasteada no edifício dos Paços do Concelho, tal como aconteceu nos anos anteriores, pois o Município de Loulé tem vindo a participar desde a génese deste projeto e foi sempre distinguido e premiado nos lugares cimeiros deste galardão de âmbito nacional.

CM-Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *