Loulé

Novo espaço de jogo e recreio na Quinta de Betunes

jardim

Foi instalado na Quinta de Betunes, em Loulé, um novo espaço de jogo e recreio, no âmbito da aposta da Autarquia na criação de zonas de recreio para as crianças do Concelho.

Composto por uma torre com escorrega e ponte, num espaço devidamente vedado, a colocação deste equipamento teve como objetivo proporcionar às crianças residentes e visitantes mais um local onde as mesmas possam brincar com todo o conforto e segurança.

Brincar é condição essencial no desenvolvimento saudável e equilibrado das crianças, sendo responsabilidade dos municípios promover a existência de espaços e locais apropriados e potenciadores desse desenvolvimento. Neste âmbito, os Espaços de Jogo e Recreio – EJR (parques infantis) são locais privilegiados de convívio, diversão e brincadeira, onde as atividades motoras, afetivas e sociais assumem especial importância.

Ao dispor das crianças do Concelho de Loulé estão cerca de 53 EJR, dos quais 25 em espaço público e 28 em estabelecimentos escolares, cuja manutenção é assegurada pela Autarquia, numa área total que ascende os 9.700 m2 e que abrange todo o Município, desde o interior ao litoral. Verdadeiros espaços de “Brincadeira”, onde as crianças dão largas à sua imaginação e criatividade, onde convivem, aprendem, descobrem a natureza, o mundo e elas próprias.

Refira-se que todos os EJR do Concelho cumprem a legislação em vigor e encontram-se de acordo com as Normas Europeias de Segurança. No entanto, não é possível eliminar todos os fatores de risco. Sendo o comportamento das crianças muitas vezes imprevisível, não é possível evitar completamente os acidentes nos EJR. Nestes locais, a segurança das crianças é da responsabilidade dos adultos que as acompanham, devendo os mesmos contribuir para que a criança possa brincar em segurança e completo bem-estar.

A Autarquia apela a todos para ajudarem a preservar os Espaços de Jogo e Recreio. Caso seja detetada alguma anomalia, é possível informar a Divisão de Ambiente e Equipamentos Urbanos através de daeu@cm-loule.pt ou telefone 289400890.

Osa serviços municipais deixam algumas recomendações sobre a utilização destes espaços:

– Não levante a criança para alcançar um equipamento ao qual a criança não teria acesso sem ajuda;

– Nos equipamentos para crianças até aos seis anos, o adulto tem de conseguir ter acesso a todas as partes do equipamento, incluindo túneis e espaços fechados;

– Assegure-se de que as roupas da criança não têm fios, cordéis ou cachecóis que possam prender-se ao equipamento;

– Ensine a criança a respeitar os outros e o equipamento;

– Não é permitido passear cães nos EJR.

CM-Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.