Loulé

Curso “Hortas na Sua Varanda” | Formandos aprendem Técnicas Básicas de Agricultura

horta

A Divisão de Ambiente e Equipamentos Urbanos da Câmara Municipal de Loulé promoveu, no último sábado, dia 8, a primeira edição do Curso “Hortas na sua Varanda”, com a participação de duas turmas.

O curso realizou-se numa das salas do Edifício CECAL, no Parque Municipal de Loulé.

Destinado ao público em geral, este curso teve como principal objetivo munir os participantes de noções básicas de agricultura, destinando-se especialmente a quem vive em apartamentos, bem como em pequenos espaços.

Esta iniciativa também permitiu demonstrar ao público presente alguns benefícios diretos de possuir uma horta em casa ou na varanda, nomeadamente pelo facto de ter à mão alguns produtos mais saudáveis que se podem tornar uma excelente alternativa para as refeições diárias, conseguindo também poupar algum dinheiro em bens alimentares e em simultâneo ter a certeza que fornece à sua família produtos saborosos e de qualidade.

Contudo, os benefícios vão muito além disso, pois, manter uma horta (mesmo na varanda ou no quintal) pode ser bastante relaxante e compensador, sendo uma forma de fugir à rotina do dia-a-dia e de ganhar um maior contato com a natureza. Ter uma horta em casa é um pouco como  regressar também às origens, ou seja, mexer na terra e contemplar as diferentes etapas da vida. Mostrar aos mais novos de onde vêm estes alimentos e incentivá-los a participar poderá ser um dos maiores benefícios desta atividade caseira, até porque, hoje em dia nem sempre as crianças têm uma ligação próxima com a natureza e esta é uma forma simples e divertida de inverter a situação, aumentando a consciência ecológica de todos e em especial nos mais novos.

É de destacar que no início de 2013 vão realizar-se mais três edições deste curso, nas quais participarão seis novas turmas, cujas inscrições se encontram completas.

CM-Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.