AGENDA

Tradição das Janeiras

janeiras

No Concelho de Loulé, é retomada a tradição do Dia de Reis, com a atuação de grupos de janeireiros e charolas que vão dar as boas-vindas ao Novo Ano.

janeiras1

Assim, na sexta-feira, dia 4 de janeiro, pelas 21h00, o Cine-Teatro Louletano recebe o Encontro de Janeiras e Charolas de Loulé, com a participação de alguns dos mais importantes grupos de janeireiros e charolas do Algarve: Associação Grupo de Amigos de Loulé, Sociedade União Bordeirense, Grupo Musical Santa Maria (Faro), Grupo de Charolas Oriental (Santa Bárbara de Nexe), Grupo Cantares de Janeiras (Santa Bárbara de Nexe), Charola Ossónoba de Estoi e Grupo de Janeiras de S. Sebastião (Loulé).

No âmbito do programa de dinamização do Mercado Municipal de Loulé, a Charola da Casa do Povo de Estoi atuará na praça central do Mercado no sábado, dia 5, pelas 11h30.

Também neste dia, o Clube Hípico de Loulé, em conjunto com a TUALLE – Tuna Universitária Afonsina de Loulé, realiza a tradicional Noite de Janeiras com cantares alusivos ao Menino Jesus. Os dois grupos vão percorrer as principais artérias da cidade de Loulé a cavalo com cavaleiros e cavaleiras trajados à antiga portuguesa, e a pé, fazendo visitas a várias residências e estabelecimentos comerciais.

As Janeiras remontam a tempos longínquos mas em muitas aldeias portuguesas, nomeadamente no interior algarvio, mantém-se viva esta tradição que vai passando de geração em geração.

Na Noite de Reis formam-se grupos pequenos ou com dezenas de elementos que cantam e animam as localidades, indo de casa em casa ou colocando-se num local central (esta é uma versão mais recente), desejando de uma forma tradicional um bom ano a todos os presentes. Nos grupos de janeireiros toca-se pandeireta, ferrinhos, tambor, acordeão e viola. Muitos destes grupos no Algarve contam já com várias décadas de existência e contribuem para manter aceso um dos costumes mais antigos da região.

CM-Loulé

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.