Albufeira

Grupo de Paderne cantou as Janeiras no Palácio de Belém

“Força da Tradição” atuou para o Presidente da República no Dia de Reis

janeiras1

O Presidente da República recebeu ontem, 6 de janeiro, na sua residência oficial, o Grupo de Cantares de Paderne “Força da Tradição”, que cantou as tradicionais Janeiras ao Chefe de Estado.

grupo

A acompanhar os cerca de 20 músicos, estiveram o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, e o presidente da Junta de Freguesia de Paderne, Francisco Guerreiro.

O autarca de Albufeira manifestou a sua satisfação por ver o Município representado nesta tradição popular, que “deve ser preservada”. José Carlos Rolo disse estar “bastante orgulhoso com a atuação do nosso grupo de cantares, que representa a freguesia de Paderne e o concelho de Albufeira e que, através dos seus cânticos, divulga a cultura e a identidade local e regional”.

Cavaco Silva apresentou a “Força da Tradição”, como “um grupo que se dedica à recuperação dos cânticos que antigamente, por altura do Ano Novo e Dia dos Reis, eram cantados de porta em porta, o que me transporta aos tempos da minha infância”.

As Janeiras, disse, são uma das “boas tradições” da sociedade portuguesa e “fazem parte da matriz da identidade do nosso povo”.

Além do Grupo de Cantares padernense, atuaram para o Presidente da República o Grupo do Centro de Reabilitação e Integração Torrejano, de Torres Novas, e a Sociedade Filarmónica Vizelense, de Vizela.

FORÇA DA TRADIÇÃO

O Grupo de Cantares “Força da Tradição” foi fundado em 1984 por um grupo de populares residentes na freguesia de Paderne, em Albufeira.

As famílias mais abastadas abriam as suas portas para ouvir os cantares tradicionais alusivos ao Natal e ao Novo Ano e, em troca, ofereciam diversos bens alimentares aos populares que, em grupo, cantavam as Janeiras.

Todos os anos, no mês de Janeiro, o grupo “Força da Tradição” volta a reunir-se e lá vai, de porta em porta, pela aldeia de Paderne.

Mais recentemente, começou a atuar em vários locais do concelho de Albufeira e um pouco por todo o país.

O grupo constituído por 19 elementos, com idades entre os 30 e os 80 anos, participa em Encontros de Cantares de Janeiras, interpretando cânticos tradicionais da região ao som do acordeão, banjo, bombo, pandeireta, ferrinhos, saxofone e clarinete.

CM-Albufeira

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.