Algarve

QUERENÇA | I aniversário do Programa Residência Segura

gnr

Celebrou-se no passado dia 25 de Janeiro, pelas 15H30, no anfiteatro da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença, mais um ano de existência do Programa Residência Segura, com a presença do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Querença, do Sr. Presidente da Associação Safe Communities Algarve (SCA), do Comandante do Destacamento da Guarda Nacional Republicana de Loulé e dos representantes das áreas/localidades abrangidas pelo Programa.

Este Programa de Policiamento de Proximidade da GNR “nasceu” no Concelho de Loulé, em Janeiro de 2010, fruto da necessidade de fazer face ao aumento do sentimento de insegurança que se fez sentir nesta área do Algarve no final do ano de 2009, em consequência de uma série de roubos com extrema violência ocorridos em residências luxuosas e isoladas, maioritariamente habitadas por estrangeiros, cuja dificuldade de localização, associada à ausência de pontos de referência e à barreira linguística, constituíram um forte desafio à capacidade de resposta da Guarda Nacional Republicana.

Agora, passados três anos desde o seu início em Alfeição com 61 residências, conta já com 2.138 residências em 28 áreas/localidades no Concelho de Loulé e perto de 5.000 em todo o Algarve.

Por ocasião da celebração, o Sr. Manuel Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Querença, felicitou a GNR pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade, enquanto o Sr. David Thomas, Presidente da SCA, deu a conhecer as atividades concretizadas ao longo do ano em matéria de prevenção da criminalidade em apoio e coordenação com a GNR.

O Sr. Capitão Adriano, Comandante do Destacamento de Loulé, fez o ponto de situação do Programa, através de uma análise à situação da criminalidade no Concelho e ao apelo à congregação de esforços através da cooperação entre os membros da comunidade e a partilha de informação com a GNR, colhendo da parte das cerca de 40 pessoas presentes grande apreço e satisfação pelo trabalho e interesse demonstrado pela GNR na melhoria do sentimento de segurança da população.

O Chefe da Secção de Operações Informações Treino e Relações Públicas, Ten-Cor Infª José Alberto Ferreira de Azevedo Palhau

Categories: Algarve, Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *