AGENDA

13.ª edição do Festival de Música Al-Mutamid com o grupo Masmudi Kebir Ensemble

Data: 2013-2-15

Localização: Centro Cultural de Lagos

Horário: 21h30

Bilhetes: 10€ (preço único)

lagos

Na sua 13ª edição, o Festival de Música Al-Mutamid, que presta homenagem ao rei-poeta que se destacou por ter sido o mais liberal, magnânimo e poderoso de todos os taifas de Al-Andaluz, apresenta no CCL o grupo MASMUDI KEBIR ENSEMBLE (que traz música e dança oriental de Marrocos, Síria e França).

MASMUDI KEBIR é um ritmo da música clássica do Egito, mas também da música para dança oriental.É também o nome de um projeto de música e dança que nos dá a conhecer uma das danças mais antigas do mundo: a Dança Oriental.

A sua origem remonta a milhares de anos. Nos antigos templos egípcios a sorte de dançar perante os deuses para implorar favores estava reservada a poucas mulheres. Com a invasão árabe os sultões podiam conceder privilégios às que se destacavam em sensualidade e beleza. O harém seria um passo inevitável para algumas mulheres que posteriormente conseguiriam presentes e favores inimagináveis. Mais tarde, com a chegada dos turcos, esta dança viria a ser enriquecida com qualidade técnica sem perder a sua magia, o seu esplendor e o seu mistério.

Como todas as artes e todos os bailes, esta é uma disciplina que foi evoluindo desde a sua origem até aos nossos dias. Este Ensemble além do ritmo Masmudi Kebir faz um percurso por outros ritmos fundamentais na música e na dança oriental, tais como: Wadha Kebir, Malfuf, Samahi, Masmudi Saghayir…

Vicent Molino: nay (flauta de cana)

Abdel Louzari: voz, violino e alaúde árabe

Salah Eddin: darbouka, riq e bendir

Zeina: dança oriental

CM-Lagos

Categories: AGENDA, Lagos

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.