AGENDA

Ciclo temático aborda Alienação Parental

Entre 23 de fevereiro e 11 de março, em Silves

Silves

A Câmara Municipal de Silves (CMS) promove durante os meses de fevereiro e março um ciclo temático dedicado à alienação parental. Este ciclo é composto por uma ação de formação intitulada “Alterações dos vínculos afetivos pais / filhos em situações de divórcio” e de uma tarde com diversas ações temáticas que abrangem a apresentação pública da Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos (APIPDF), uma conferência e a apresentação da obra “Pai vem ver-me”, entre outras.

Realizada no dia 23 de fevereiro, entre as 11h00 e as 17h00, no auditório dos Paços do Concelho de Silves, a ação de formação “Alterações dos vínculos afetivos pais / filhos em situações de divórcio” tem como principais objetivos aumentar os conhecimentos sobre as dinâmicas familiares em processo de separação ou divórcio parental, refletir sobre os diferentes regimes de contactos e o seu impacto no bem-estar das crianças e sistematizar o processo de avaliação psicológica face a uma situação de rejeição da criança relativamente a um progenitor.

Esta ação, dirigida a psicólogos, estudantes do Mestrado Integrado de Psicologia e outros profissionais das áreas social, clínica, jurídica e educativa, tem como conteúdos programáticos os seguinte tópicos: impacto do processo de divórcio nas dinâmicas familiares; regime do contacto pais / filhos e bem-estar da criança; rejeição da criança face a um progenitor: alienação parental?; processo de avaliação psicológica e análise de um caso prático.

Rute Agulhas (psicóloga, psicoterapeuta de crianças e adolescentes, terapeuta familiar, perita da Delegação Sul do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses e professora assistente convidada no ISCTE-IUL) será a formadora desta ação, que tem um custo associado de € 25,00.

O ciclo temático sobre “Alienação Parental” terminará na tarde do dia 11 de março com a realização de diversas ações na Biblioteca Municipal de Silves, abertas a toda a comunidade e com entrada livre, e que incluem a apresentação pública, por Ricardo Simões, Patrícia Mendes e Nuno Vilaranda, de “Intervenção cívica, parentalidade e as crianças. A prática da APIPDF”; a conferência “Alienação parental e responsabilidades parentais”; a apresentação da obra “Pai vem ver-me”, de Nuno Vilaranda e Patrícia Mendes, culminando com uma dinâmica de grupo de mútua-ajuda para mães, pais, filhos e avós, com moderação da APIPDF.

Para informações adicionais sobre este ciclo os interessados deverão contactar o sector de Psicologia da CMS através do telefone 282 440 800 (ext. 420) ou endereço de correio eletrónico psicologia@cm-silves.pt ou a Biblioteca Municipal de Silves através do telefone 282 442 112 ou do email biblioteca@cm-silves.pt.

O desdobrável do ciclo temático “Alienação Parental” encontra-se disponível no portal da CMS ou no ISSUU.

CM-Silves

Categories: AGENDA, Silves

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.