Loulé

Carnaval de Loulé 2013 | Milhares de “Entroikados” visitaram corso louletano

carnaval3

O bom tempo e a alegria dos foliões foram os grandes aliados da edição de 2013 do Carnaval de Loulé, que nos dias 9, 10 e 12, levou milhares de visitantes à Avenida José da Costa Mealha.

carnaval2

Com o tema “Entroikados na Grande Palhaçada”, a sátira política marcou mais uma vez o corso onde desfilaram 17 carros alegóricos, escolas de samba, grupos apeados, performers, cabeçudos e gigantones, em mais de meio milhar de figurantes.

carnaval4

Temas que marcaram a atualidade política, social e desportiva como a presença da Troika em Portugal e o papel da Alemanha no resgate a Portugal, o “Caso Relvas”, a coligação governamental PSD-CDS/PP, a oposição socialista ou o julgamento de Vale e Azevedo, inspiraram a decoração dos carros e as coreografias dos grupos. Grupos esses, na sua grande maioria, associações, clubes e instituições de solidariedade social que se associaram mais a esta festa centenária e que está profundamente enraizada no espírito louletano.

carnaval

Paralelamente ao corso, o programa de animação do Carnaval de Loulé 2013 contou com diversas atividades culturais e desportivas que animaram a cidade nestes dias, contribuindo para a dinamização da economia local.

 

Baile no NERA

Baile no NERA

De acordo com o vereador da Cultura e Turismo da Autarquia de Loulé, “o balanço é muito positivo face ao quadro económico que o País atravessa”. “O Carnaval de Loulé continua a ser um Carnaval de referência a nível nacional. Os aspetos positivos que há a realçar é que mantivemos a grande qualidade dos carros alegóricos, que constituem um fator de atração do público e, por outro lado, o envolvimento da comunidade local, com clubes, associações e instituições de solidariedade social, envolvidos nos grupos de animação”, sublinhou Joaquim Guerreiro.

Baile no NERA

Baile no NERA

Quanto ao modelo futuro a adotar para o Carnaval nos próximos anos, este responsável municipal é da opinião que se deve apostar “no envolvimento da comunidade local, com uma aposta na criação de coreografias por parte dos grupos, tanto dos tripulantes dos carros como dos grupos apeados”, para além de “manter o nível da qualidade dos carros alegóricos, na decoração da Avenida José da Costa Mealha e fortalecer a programação do Carnaval”.

Grande Prémio de Atletismo de Carnaval

Grande Prémio de Atletismo de Carnaval

CML

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.