Loulé

Ateneu Comercial e Industrial | Autarquia quer Classificação de Interesse Municipal

A Câmara Municipal de Loulé aprovou dar início ao processo de Classificação de Interesse Municipal do Ateneu Comercial e Industrial de Loulé.

Ateneu Comercial e Industrial de Loulé

Ateneu Comercial e Industrial de Loulé

Trata-se de uma instituição centenária da cidade de Loulé, cujas origens remontam ao final do século XIX (1897), quando os comerciantes e pequenos industriais da então vila de Loulé decidiram criar uma sociedade para fins recreativos e culturais dos seus sócios.

Na Primeira República essa sociedade que se denominava “Recreio Comercial de Loulé” passou a designar-se “Ateneu Comercial e Industrial de Loulé”, ganhando uma nova dinâmica em sintonia com os novos tempos que a mudança de regime proporcionou. Os objetivos centrais da sociedade eram a instrução e recreio dos sócios e suas famílias, pelas leituras, conferências, reuniões, jogos lícitos, desportos e outros meios semelhantes.

Ao longo da sua existência muitos louletanos passaram pela Direção e Órgãos Sociais do Ateneu, alguns deles com grande notoriedade e prestígio, que imprimiram com o seu cunho pessoal, momentos de grande dinamização pública da sociedade.

Os famosos bailes que ali tiveram lugar, onde se reuniam as famílias louletanas por altura de datas festivas como a passagem de ano, Carnaval, aniversário e outros momentos ainda ecoam na memória da população louletana. Ali se realizaram inúmeras conferências com destacados investigadores e os célebres jogos florais com o envolvimento direto do Professor Joaquim Magalhães, distinto Professor do Liceu de Faro, do Poeta Cândido Guerreiro e do Dr. Maurício Monteiro.

O Ateneu ainda hoje tem um número significativo de sócios, tem um passado histórico notável e corpos diretivos que estão determinados em prosseguir com o legado da instituição na senda da dinamização cultural, artística e recreativa, materializada em ações de manifesto interesse público.

CM-Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.