Silves

Jovens silvenses na Assembleia da República

No âmbito do projeto Assembleia Municipal Jovem

am_jovem

Um grupo de aproximadamente quatro dezenas de jovens silvenses visitou a Assembleia da República no passado dia 6 de fevereiro. A visita integrou-se no âmbito do projeto Assembleia Municipal Jovem, tendo participado jovens representantes das escolas do concelho de Silves, professores coordenadores do referido projeto e os jovens semifinalistas do concurso Speak Out Challenge.

am_jovem_2

Para além de uma visita guiada ao museu da Presidência da República, a visita contemplou um encontro com os deputados Cristóvão Norte, Paulo Sá, Cecília Honório, Miguel Freitas e José Luís Ferreira, do Círculo Eleitoral de Faro, que permitiu a apresentação de um conjunto de questões sobre a região do Algarve, que em muito refletem as preocupações, necessidades e anseios dos jovens e cuja resolução implica a intervenção direta do Estado. Esta visita culminou com a sua participação, na qualidade de espetadores, na Sessão Plenária do Parlamento.

No regresso a Silves houve lugar, ainda, para a votação dos novos representantes da Mesa da Assembleia Municipal Jovem, tendo sido eleitos Délio Gaspar (EB 2,3 Dr. Garcia Domingues) para o cargo de Presidente, Lara André (Escola EB 2,3 Dr. Garcia Domingues) para o cargo de 1.ª Secretária e Miguel Lança (Escola Secundária de Silves) para o cargo de 2.º Secretário.

Relembre-se que o projeto Assembleia Municipal Jovem conta com seis anos de existência e enquadra-se no eixo de intervenção estratégico “Cidadania” do sector de Juventude da Câmara Municipal de Silves, desenvolvendo-se em articulação com as escolas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, ensino secundário, ensino profissional e superior do concelho. Facilitar aos jovens o acesso e conhecimento do funcionamento das instituições democráticas; incentivar os jovens munícipes a participar ativamente na vida do município, dando-lhes a oportunidade de exporem as suas necessidades, anseios e preocupações; desenvolver nos jovens valores de uma cidadania ativa, participativa e crítica; e proporcionar aos jovens a aprendizagem e o desenvolvimento de competências sociais, comunicacionais e de cidadania, por forma a estimular a sua capacidade de argumentação na defesa das suas ideias são os principais objetivos deste projeto.

CM-Silves

Categories: Silves

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.