Loulé

Construção do IKEA arranca este ano | Assembleia Municipal aprova Proposta do Plano de Caliços-Esteval

logo-ikea

Foi aprovada, em sessão ordinária da Assembleia Municipal de Loulé, a proposta do Plano de Caliços-Esteval e declaração ambiental.

Este Plano teve início há 3 anos atrás e tem uma área de intervenção de 354 hectares, dos quais 40 hectares respeitam a um empreendimento do grupo IKEA.

A abertura ao público desta área comercial (engloba uma loja e retail park) que ficará instalada junto ao nó de Loulé/Aeroporto da Via do Infante, na zona de Caliços- Esteval, está prevista acontecer em 2014, sendo que as obras arrancarão em maio/junho deste ano.

Trata-se de um investimento de 200 milhões de euros, que permitirá a criação de 3 mil postos de trabalho.

No acordo celebrado entre a Autarquia e o IKEA foi incluída uma cláusula inédita e que diz respeito ao direito de reversão, isto é, se o promotor não fizer aquilo a que se compromete, os terrenos voltam a ter o seu uso original.

Por seu turno, no âmbito do contrato de urbanização, o grupo sueco financiará os melhoramentos na Escola de Almancil (100 mil euros), a intervenção nas bacias de ligação ao Estádio Algarve (100 mil euros), os nós de ligação à EN125 (531 mil euros) e criação de redes pedonais e cicláveis (60 mil euros).

Durante a sessão da Assembleia, o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Seruca Emídio, considerou este um “momento histórico”, pois num período de crise, permitirá trazer para o Concelho um significativo investimento e criar milhares de postos de emprego quando o Algarve é a região com o maior índice de desemprego. “Os trabalhadores serão tratados com todo o respeito pois trata-se de um promotor com consciência social”, sublinhou o edil.

Para atenuar o impacto que esta superfície comercial possa vir a ter no comércio local, o responsável municipal explicou que a ideia é trabalhar em conjunto com o promotor e os comerciantes de Loulé, de forma a atrair os clientes do IKEA à cidade de Loulé. “Com inteligência poderemos trazer ganhos para o comércio local”, acrescentou Seruca Emídio.

CM-Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.