Portimão

Concurso para Limpeza, Análise e Diagnóstico ao Estado de Conservação do Túnel do Subsistema de Portimão

Foi hoje, dia 21/02/2013, publicado em D.R. o Anúncio de procedimento n.º 812/2013, de 21/02, relativo ao Concurso para Limpeza, Análise e Diagnóstico ao Estado de Conservação do Túnel do Subsistema de Portimão

Antiga Lota de Portimão - Arquivo CMP

Antiga Lota de Portimão – Arquivo CMP

Descrição sucinta do objeto do contrato:

O túnel de Portimão é uma infraestrutura, com aproximadamente 8,5 km de comprimento caracterizado por troços de galeria com 1,5×1,75m (LxA) e troços de conduta com diâmetros nominais entre o DN 200 e DN 1300, que recolhe e canaliza a grande maioria das águas residuais do concelho de Portimão e Lagoa até à ETAR da Companheira.

Pretende-se com a presente prestação de serviços, proceder à sua limpeza integral, filmagem, fotografia e diagnóstico do seu estado de conservação.

Ainda ao abrigo do presente concurso e decorrente do diagnóstico efetuado, deverá também o adjudicatário, apresentar soluções corretivas para as deficiências detetadas.

É de salientar que os que em alguns pontos a inspecionar, os trabalhos serão realizados em condições muito adversas tais como, acessos difíceis, acessos com altura, escadarias deterioradas, ambiente em alguns casos com gases tóxicos, corrosivo, zonas escorregadias, materiais em arrastamento, entre outras, deve o adjudicatário analisar e garantir as condições de segurança para a execução dos trabalhos e bem como o fornecimento dos meios necessários para a execução dos mesmos.

A aquisição de serviços inclui ainda o desenvolvimento prático do Plano de Segurança e Saúde para a fase de execução da prestação, nos termos do Decreto-Lei n.º 273/2003 de 29 de Outubro, assim como o Plano de Prevenção e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição, nos termos do Decreto-Lei n.º 46/2008, de 12 de Março.

A aquisição de serviços inclui:

a) Identificação, descobrimento e elevação de caixas de visita e acessos enterrados

Decorrente da subida da cota do terreno, aterros e pavimentações, verifica-se que algumas das tampas de visita e acessos ao túnel não se encontram acessíveis, estimando que estejam nesta situação 8 tampas de caixas de visita e 2 acessos.

Neste sentido deverá o Adjudicatário proceder á identificação, localização, descobrimento e elevação das referidas caixas de visita e acessos.

Consideram-se incluídos todos os trabalhos necessários e acessórios para a identificação, localização, descobrimento e elevação das referidas caixas de visita e acessos até à cota do pavimento/terreno.

Considera-se também incluído:

• O fornecimento e instalação de novas tampas de FFD D400 diâmetro 600, com identificação da Águas do Algarve S.A. e inscrição “saneamento”;

• A repavimentação e reposição de calçadas nas zonas intervencionadas.

b) Limpeza e desobstrução

A relação dos principais trabalhos de limpeza do Túnel do Subsistema de Portimão é a seguinte:

• Limpeza e desobstrução de todos os troços do Túnel do Subsistema de Portimão, incluindo todas as galerias, tubagens, acessos e caixas de visita, independentemente do seu diâmetro, comprimento ou dimensão.

• Fornecimento de todos os equipamentos, materiais e meios necessários e acessórios à correta execução dos trabalhos, incluindo também o fornecimento de água e energia.

c) Resíduos

O adjudicatário terá a seu cargo e incluído no preço da proposta a recolha, transporte e entrega, de todos os resíduos recolhidos ou gerados no decorrer dos trabalhos, a destino final autorizado.

d) Filmagem

O adjudicatário terá a seu cargo e incluído no preço da proposta, a executar após as operações de limpeza, a filmagem de todas as caixas de visita, acessos, galerias, troços e condutas do Túnel do Subsistema de Portimão.

As filmagens deverão ser executadas com a câmara centrada ou acima da linha liquida, a cores e reproduzidas para formato DVD.

e) Relatório fotográfico

Paralelamente à execução do registo vídeo, o adjudicatário deverá proceder ao registo fotográfico das caixas de visita, acessos, galerias, troços e condutas, com especial atenção para as anomalias detectadas.

f) Relatório, gráfico de secção e inclinação

Procederá o adjudicatário recorrendo a equipamento adequado e durante os trabalhos de inspeção, executar o levantamento e relatório de inclinações e gráficos de secção de toda a infraestrutura.

 g) Levantamento Topográfico

Deverá o adjudicatário proceder à geo-referenciação e levantamento topográfico de todas as caixas de visita e acessos para as quais seja necessário proceder ao descobrimento/elevação das tampas de visita;

 h) Diagnóstico

Após as operações de limpeza e na sequência das filmagens e registo fotográfico, deverá o adjudicatário efetuar um levantamento exaustivo, diagnostico e apresentação de soluções e técnicas de reparação para todas as anomalias detectadas.

O adjudicatário deverá, caso solicitado, disponibilizar equipamento adequado para que 2 técnicos da Águas do Algarve S.A. possam acompanhar as inspecções no interior dos colectores onde os trabalhos ocorram com a entrada de meios humanos.

Teresa Fernandes, Águas do Algarve, SA

Categories: Portimão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.