AGENDA

Álvaro Cunhal “Vida, Pensamento e Luta” Comemorações do Centenário

De 7 a 16 de março, na Biblioteca Municipal

alvaro_cunhal

Álvaro Cunhal “Vida, Pensamento e Luta: Exemplo que se Projeta na Atualidade e no Futuro” é o mote para uma Exposição e uma Sessão Pública, que vai decorrer de 7 a 16 de março, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, no âmbito das Comemorações do Centenário do nascimento de uma das personalidades mais marcantes do século XX em Portugal. Político Comunista, lúcido, combativo e corajoso, resistente antifascista de primeira linha, foi preso durante 12 anos devido aos ideais comunistas e à sua assumida oposição ao Estado Novo. Cunhal foi uma Personalidade determinante na Revolução de Abril e nos anos que se seguiram, na defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo português. Durante os anos de isolamento dedicou-se ao estudo, ao desenho e à escrita, tarefas que prosseguiu em liberdade. Tem uma vasta obra publicada que reflete a realidade portuguesa, a ação do Partido Comunista Português e a transformação social da época, de que são exemplo o livro “Rumo à Vitória” e “O Partido com paredes de vidro”. É também conhecido pela sua intensa intervenção artística na área das artes plásticas, nomeadamente uma coleção de desenhos a carvão e óleos que retratam a vida e luta dos trabalhadores. A nível literário escreveu diversos romances sob o pseudónimo de Manuel Tiago, com destaque para “Até amanhã camaradas” e “Cinco dias cinco noites”, obras que também foram adaptadas ao cinema.

Em 2013, são várias as iniciativas sobre a sua vida política, cultural e artística, bem como exposições em sua homenagem em várias zonas do país, recordando a sua importância para a Liberdade e Democracia conquistadas com a Revolução de Abril.

A Exposição Álvaro Cunhal “Vida, Pensamento e Luta: Exemplo que se Projeta na Atualidade e no Futuro” é inaugurada dia 7 de Março, às 15h00, a que se segue no dia 9, também às 15h00, uma Sessão Pública subordinada ao mesmo tema. A Exposição pode ser visitada até ao dia 16 de março, no horário normal da Biblioteca.

Trata-se de uma iniciativa da Comissão Concelhia do Partido Comunista Português com o apoio do Município de Albufeira.

 

CM-Albufeira

Categories: AGENDA, Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.