Algarve

CTP propõe à troika descida do IVA na restauração e no golfe

ctp_logo

A descida do IVA na restauração e no golfe foi uma das medidas que o presidente da Confederação de Turismo Português (CTP), Francisco Calheiros, apresentou na reunião que manteve com a troika na quinta-feira, diz a instituição em comunicado.

“Só com medidas concretas de estímulo ao crescimento das empresas nacionais será possível fazer crescer a economia e, simultaneamente, combater o nosso maior problema: o desemprego”, afirmou Francisco Calheiros, na reunião que efetuou com os representantes do Fundo Monetário Internacional, da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu, num encontro com os parceiros sociais e durante o qual destacou o potencial do setor do Turismo como motor de crescimento económico.

A revisão do código de IRC, que está em preparação, deverá, segundo a CTP, estabelecer uma diminuição significativa do imposto, senão mesmo a sua isenção, no caso de reinvestimento dos lucros, tendo Francisco Calheiros relembrado também a questão vital do financiamento das empresas e alertado para a importância de dinamizar o capital de risco.

Outra das principais preocupações manifestadas pela CTP prende-se com a imagem de Portugal como um país seguro que, até aqui, tem constituído um dos fatores diferenciadores do país.

“Resultado da atual conjuntura económica e social, é vital preservar essa imagem de estabilidade social em Portugal. É importante não esquecer que muitos setores de atividade, entre os quais o do Turismo, dependem em muito dos mercados externos. Há, portanto, que tentar minimizar, tanto quanto possível, o impacto negativo e devastador a todos os títulos de uma imagem de Portugal como um país com instabilidade económica, política e social”, lê-se no comunicado.

Categories: Algarve, Nacional, Turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.