AGENDA

Prestigiado guitarrista a solo no TMG

juan_leon

O belíssimo Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, irá receber na Sexta-feira, dia 22 de Março de 2013, pelas 21:30, um projecto do prestigiado guitarrista Juan Léon, na forma de um recital, intitulado “Guitar Passion”. Juan Léon interpretará temas de J.S. Bach, F. Sor, e A. Barrios.

Os bilhetes (5 Euros e 3 Euros com desconto) encontram-se disponíveis, no Castelo de Silves, no Museu Municipal de Arqueologia e nas Piscinas Municipais.

Mais informações (e reservas) pelo número 282440800 (ext 406 / Sector de Cultura).

Esta iniciativa conta com o apoio do Município de Silves.

Juan Carlos Camacho León – Biografia

Nascido na cidade de Chiclayo (Perú), e naturalizado português, Juan Carlos Camacho León iniciou os seus estudos musicais, na disciplina de piano, aos 8 anos de idade, na Escola de música do conservatório de música da sua cidade natal.

A partir dos 11 anos de idade, começou a estudar viola dedilhada, terminando o Curso Superior com as mais altas qualificações. Estudou com o maestro António Miñano Bardales e Ner Rojas Puican, e fez um curso de aperfeiçoamento com o guitarrista japonês Ryuhei Kobayashi, no Equador. Entre 1987 e 1993, foi professor no Conservatório Superior de Música de Chiclayo (Perú), tendo lecionado as disciplinas de guitarra, harmonia e arranjo coral. Em 1989, ganhou o 1.º Prémio do Concurso Nacional de Guitarra Clássica, organizado pelas Juventudes Musicais do Perú, na cidade de Lima, tendo posteriormente realizado, como vencedor, uma tournée pela América Latina. Realizou, ainda, numerosos concertos como solista no Perú, e nas cidades de Quito e Guayaquil, no Equador. No ano de 1993, começou a lecionar como professor convidado no Conservatório da Horta, nos Açores (Portugal), realizando concertos, quer como solista, quer de música de câmara, na maior parte das ilhas açoreanas.

Juan Carlos León tem participado em Masterclasses com: Roland Dyens, David Staro-bin, David Russell, Costas Cotsiolis, Roberto Aussell, Jesús Castro Balbi, Joaquin Clerch, Leo Brower, Hugo Geller, Hopkinson Smith e Ricardo Gallén. Paralelamente, desenvolve, desde 1994, uma atividade na área do Jazz, tendo chegado a participar no Festival Internacional de Jazz de Faro (Portugal) com o quarteto do trompetista Hugo Alves, no ano 2000. Actualmente, trabalha com, o seu próprio grupo na área do jazz latino e também americano. Juan Carlos, apresentando também composições originais.

Lecionou Viola dedilhada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo (Beja, Portugal), e em Portalegre (Portugal), efetuando concertos nestas cidades e seus Concelhos, assim como em outras cidades de Portugal e Espanha.

Terminou o 5º ano de estudos de Piano Clássico, no ano 2004, no Conservatório de Beja. É licenciado em Música e Guitarra Clássica  pela Universidade de Évora (Portugal) e realizou estudos de Mestrado em Guitarra Clássica na Universidade de Extremadura com Ricardo Gallén.

Juan Camacho León realizou dois concertos, de relevante destaque, na cidade de Chiclayo-Lambayeque (Perú), em Agosto de 2011, com o apoio do Instituto Cultural Peruano Norte-americano e do Instituto Nacional de Cultura . Ainda em 2008, gravou um álbum de música original, para flauta e guitarra, com o conceituado flautista peruano César Peredo, abordando o repertório de Mauro Giuliani e Astor Piazzolla.

Actualmente é professor de Guitarra Clássica no Conservatório de Música de Lagos em Portugal.

Categories: AGENDA, Silves

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.