Algarve

Reforço do dispositivo de segurança debatido com MAI e SET

Adolfo Mesquita Nunes (SET), Miguel Macedo (MAI) e Desidério Silva (ERTA)

Adolfo Mesquita Nunes (SET), Miguel Macedo (MAI) e Desidério Silva (ERTA)

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, e o presidente do Turismo do Algarve, Desidério Silva, participaram hoje, em Faro, numa reunião de preparação do dispositivo de segurança de verão no Algarve.

«Estamos aqui essencialmente para ouvir e afinar o dispositivo que será apresentado dentro de semanas», anunciou Miguel Macedo às forças e serviços de segurança da região, associações empresariais do setor, comunidade intermunicipal e instituições presentes no encontro.

A visita ao Algarve do ministro da Administração Interna ficara agendada no final do ano passado, após reunir-se em Lisboa com o presidente do Turismo do Algarve sobre a segurança dos visitantes e residentes na região algarvia.

Entre as novidades apresentadas pelo comando nacional da Guarda Nacional Republicana (GNR) para o verão de 2013 estão seis unidades «Tourist Support Patrol» (TSP), criadas para apoiar os turistas de nacionalidade estrangeira nas zonas mais movimentadas do destino. Todos os militares das TSP têm conhecimentos de línguas estrangeiras.

O projeto «Algarve – destino seguro» da Polícia de Segurança Pública (PSP) será outra das novidades a apresentar no mês de Abril pela direção nacional desta força de segurança. Trata-se da aplicação ao turismo de um modelo de segurança just-in-time assente em tecnologia inteligente, como é o caso da videovigilância, que entretanto ganhou novo enquadramento legal.

A direção nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) também anunciou o reforço sazonal do controlo das fronteiras marítimas, terrestre e aérea, sobretudo nos meses de julho e agosto.

«Foi com satisfação que ouvimos o ministro afirmar que houve uma redução da criminalidade no Algarve e uma grande evolução na segurança dos estrangeiros», concluiu Desidério Silva no final do encontro.

Com esta reunião, o Turismo do Algarve pretendeu contribuir para melhorar ainda mais as condições de segurança naquela que é a maior região turística de Portugal.

Turismo do Algarve

Categories: Algarve, Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.