No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, assinalado a 22 de março, a Câmara Municipal de Loulé inaugurou esta manhã o Centro Ambiental de Loulé (CAL), localizado no Parque Municipal.
Com a abertura deste novo equipamento, a Autarquia reforça assim a sua rede de infraestruturas dedicadas à sensibilização e educação ambiental, composta ainda pelo Centro Ambiental da Pena e pelo Centro Azul de Quarteira.
Localizado num local privilegiado da cidade, o novo Centro Ambiental é um espaço vocacionado para atividades de sensibilização e educação ambiental, dispondo dos espaços e recursos adequados, numa lógica de promoção das boas práticas ambientais, no contexto do próprio Parque Municipal. Para além disso, as instalações do CAL estão ainda disponíveis para acolher e/ou apoiar outro tipo de iniciativas, nomeadamente na área cultural, recreativa ou desportiva.
No dia da sua inauguração, o CAL foi o palco de atividades de sensibilização subordinadas à temática da Água e da Meteorologia, que contaram com a participação do Agrupamento de Escuteiros de Loulé, Associação de Guias de Portugal (Grupo de Loulé) e de alguns utentes da Associação UNIR, e com o apoio das Águas do Algarve.
Durante a inauguração, para além da importância que este novo equipamento vai desempenhar no reforço da dinâmica existente no âmbito da sensibilização e educação ambiental dos munícipes, o vereador do Ambiente, Aníbal Moreno, referiu ainda o facto do Centro Ambiental se encontrar no centro da cidade de Loulé, facilitando o acesso aos alunos das escolas existentes na área urbana, aos quais será facultada a utilização gratuita dos Transportes Urbanos, sempre que ali tenham de se deslocar para realizar atividades.
No Centro Ambiental, cuja gestão se encontra a cargo da Divisão de Ambiente, Transportes e Energia, está ainda instalada uma Estação Meteorológica, cujos resultados estarão disponíveis na internet, fator que constituirá, para além da vertente educativa, também um veículo promocional do Parque Municipal. O endereço internet será oportunamente divulgado.
É de referir que o Centro Ambiental da Pena continua a funcionar com as atividades habituais, nomeadamente as que de alguma forma estão relacionadas com a Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena ou com ações de sensibilização ambiental inerentes ao barrocal e zonas do interior.
CM-Loulé
Categorias:Loulé