Realizou-se no dia 9 de Março, a tradicional Sessão Solene de entrega de diplomas, neste caso aos licenciados que terminaram o curso em 2010 e em 2011.
A sessão, muito concorrida, teve início coma a intervenção da diplomada Ana Paula Grilo, que dirigiu aos colegas e aos professores uma saudação calorosa.
Seguiu-se a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Seruca Emídio, que proferiu também palavras de estímulo aos jovens (e menos jovens) licenciados, abordando as dificuldades que a todos afectam nesta fase difícil da vida nacional, aproveitando para explicar a razão por que, no corrente ano, não foram atribuídos os habituais prémios do município, razões que têm que ver, essencialmente, com alterações legislativas que obrigam a uma redefinição do regulamento. Referiu ainda a importância que reveste para o Concelho e para a Região as actividades do INUAF, manifestando a sua confiança no futuro da instituição.
Finalmente interveio o Reitor do INUAF, que começou por explicar que este ano, devido às dificuldades burocráticas sentidas na atribuição de prémios, o INUAF atribuiu Menções Honrosas, que a seguir iriam ser distribuídas aos melhores alunos de cada curso. Referiu também de forma pormenorizada as actividades do INUAF, nomeadamente a actividade científica dos Centros de Investigação do Instituto, traduzida em número de publicações, participações em encontros internacionais, relatórios e dissertações.
Abordou depois a problemática do relacionamento ético das instituições de ensino superior pertencentes ao Estado com o restante sector, nomeadamente o papel hegemónico que lhe é permitido ter no seu desenvolvimento e funcionamento, bem como na utilização das verbas do orçamento de Estado e comunitárias. Referiu, a propósito, a papel negativo desempenhado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, que funcionando como braço das instituições estatais, e desrespeitando a legislação e as normas internacionais que está obrigada a cumprir, inviabiliza o funcionamento de formações de qualidade com créditos firmados e provas dadas a nível do desenvolvimento socioeconómico do país.
O Reitor referiu ainda o debate que de momento se desenvolve a nível europeu sobre a questão de saber se a formação superior constitui ou um bem público ou privado, emitindo a opinião de que, na medida em que ela é apropriada e utilizada a bel-prazer pelos seus detentores, só pode ser considerada um bem privado. Daí retirou as devidas consequências a nível da lógica do financiamento do ensino superior, manifestando confiança nos desenvolvimentos futuros. Terminou com uma saudação e palavras de incentivo aos novos diplomados.
Seguiu-se a entrega de Diplomas e Menções Honrosas, que decorreu com elevação e em óptimo ambiente académico.
A cerimónia terminou com um beberete, aproveitado para o convívio e reencontro de muitos dos agora diplomados, entre si e com os seus professores, a que não faltou a actuação da tuna masculina, a TUALLE – Tuna Universitária Afonsina de Loulé, que mais uma vez honrou os seus pergaminhos de tuna académica múltiplas vezes premiada, a nível nacional e internacional.
INUAF
Categorias:Loulé






Sugiro que contacte o fotógrafo da câmara, Mira, na altura estudante no INUAF, que fotografou a cerimónia e porventura saberá quem poderá ter o vídeo.
Sempre disponível,
Jorge Matos Dias
Jorge matos Dias
Bem haja
Por favor, se for do seu conhecimento, queira indicar-me quem foram os autores da filmagem da entrega dos diplomas a 09 DE MARÇO DE 2013, aos alunos do então INUAF, pelo seguinte:
Na altura foi disponibilizado o site com um link para quem quiz descarregar o respectivo vídeo, eu fiz. Infelizmente, por total azar o disco externo no qual eu tinha guardada essa recordação e outros documento de importante relevância, perdeu toda a informação contida nele. Segundo a expressão dos técnicos sobre esta matéria “o disco aterrou” e desmagnetizou os clusters de armazenamento. Ainda fiz várias tentativas de o recuperar mas todas foram em vão. Por isso, solicito por favor, que me possa dar alguma pista de como voltar a conseguir recuperar uma cópia desse video. muito obrigado.