Desporto

XII TRIATLO DE QUARTEIRA | Júnior portuguesa vence medalha de prata na prova europeia

A cidade de Quarteira foi palco de mais uma jornada desportiva, com a realização de um dos maiores eventos desportivos que decorrem anualmente no país. Com uma componente internacional (Taça da Europa e Taça da Europa Júnior) e outra nacional (Campeonato Nacional), o XII Triatlo Prof. Carlos Gravata Cidade de Quarteira contou com um numeroso e participativo público que viu a portuguesa Luísa Condeço alcançar o Medalha de Prata na Taça da Europa Júnior.

No arranque de mais um ciclo tendo em vista a participação dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, os espanhóis estavam entre os favoritos a uma vitória em Quarteira, e assim foi. Fernando Alarza (1º classificado) e Vicente Hernandez (3º classificado) subiram ao pódio, juntamente com o francês Aurelien Raphael, segundo a chegar à meta. Nesta prova marcada pelos participantes de Espanha, a equipa nacional conseguiu colocar cinco atletas nos 20 primeiros – Filipe Azevedo (11º), Vasco Pessoa (12º), Rafael Ribeiro (13º), Bruno Pais (14º) e Pedro Mendes (19º) -, tendo todos eles pontuado para o ranking mundial.

Já no sector feminino, a britânica Non Ford, atual Campeã do Mundo de Triatlo Sub-23, alcançou a vitória na prova algarvia, deixando para trás a alemã Rebecca Robisch e a sul-africana Gillian Sanders. Ausente desta prova estiveram as atletas portuguesas.

O grande feito português foi mesmo na Taça da Europa Júnior Feminina, em que a jovem Luísa Condeço conseguiu o segundo lugar, logo atrás da vencedora da prova, a eslovaca Ivana Kuriackova. A espanhola Laura Gomez Ramon juntou-se ao pódio depois de ter ultrapassado a meta na terceira posição.

No sector masculino, o português Francisco Machado também conseguiu um honroso 5º lugar, cortando a meta a 34 segundos do vencedor, o francês Raphael Montoyo que, numa disputa final renhida, foi melhor perante o adversário mais direto, o holandês Jorik Van Egdom. Constantine Doherty (República da Irlanda) alcançou o bronze nesta prova que foi uma das mais disputadas do fim de semana.

No encerramento deste evento, no domingo, realizou-se a prova a contar para o Campeonato Nacional de Clubes em que “Os Águias” de Alpiarça foram a melhor equipa, tanto em Elites Masculinas como nas Femininas. Nos dois setores, o Sporting Clube de Portugal e o Alhandra Sporting Club conquistaram a prata e o bronze, respetivamente.

Em termos individuais, o destaque foi para a sportinguista Liliana Alexandre e para Ricardo Jorge (“Os Águias” de Alpiarça), os primeiros a cruzar a linha de meta nos respetivos setores, conquistando também as vitórias absolutas das carreiras.

De acordo com a organização, mais uma vez o XII Triatlo de Quarteira mostrou estar ao nível das melhores provas mundiais da modalidade. As boas condições meteorológicas que se fizeram sentir durante o fim de semana contribuíram também para a importante participação do público e, consequentemente, para a dinamização da economia local, sobretudo ao nível da restauração.

CM-Loulé

Categories: Desporto, Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.