AGENDA

Apresentação da Rota Al’Mutamid no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Castelo de Loulé

Castelo de Loulé

 

O Município de Loulé associa-se uma vez mais às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala no dia 18 de abril, e o Castelo de Loulé é um dos monumentos da região algarvia que vai estar em destaque.

O ICOMOS Internacional (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) elegeu como tema de celebração, para 2013, o Património da Educação, tendo em atenção o vastíssimo legado relacionado com a aprendizagem e o conhecimento, que encontra a sua materialização em inúmeros conjuntos e elementos de património arquitetónico, património móvel e património imaterial, de diferentes escalas e valor, e em diversos contextos, espalhados por todo o país.

Tendo por base esta proposta, a Direção-Geral do Património Cultural, à semelhança das edições anteriores, apresenta uma programação geral que inclui um conjunto de atividades atrativas para o público, subordinadas ao tema PATRIMÓNIO + EDUCAÇÃO = IDENTIDADE, focando a relação e a importância destas duas realidades paralelas, dentro do espírito de que o futuro depende muito do reforço das identidades e de que a educação, e os diferentes patrimónios que plasmam o conhecimento, são contributos insubstituíveis para esse fim.

Assim, pelas 11h00, na Alcaidaria do Castelo de Loulé, vai ser apresentada a Rota Al´Mutamid, pela Direção Regional de Cultura do Algarve. Trata-se de um itinerário turístico-cultural do legado hispano-muçulmano no Algarve, Projeto POCTEP (Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal), que tem como parceiros regionais as Câmaras Municipais de Loulé, Silves e Tavira, e a Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur.

Às 12h00, tem lugar uma visita orientada ao perímetro amuralhado do Castelo de Loulé e aos Banhos Islâmicos, pela Arqueóloga Alexandra Pires da Câmara Municipal de Loulé.

A participação do público nas atividades e entrada nos monumentos (de 18 a 21 de abril) são gratuitas.

CM-Loulé

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *