Albufeira

Escuteiros do Algarve comemoram Dia da II Secção em Paderne

Nos dias 27 e 28 de Abril de 2013, a região do Algarve comemorou o dia da II Secção numa actividade que foi realizada em Paderne, no sítio dos Montes Elois.

Esta atividade for organizada pela Junta Regional do Algarve, através do Departamento da II Secção, e contou também com o apoio do Agrupamento 1009 Paderne e da respetiva Junta de Freguesia local.

Sob o imaginário do filme “Uma vida de inseto”, cerca de 500 Exploradores e Moços, auxiliados por 70 dirigentes, participaram neste encontro, onde puderam celebrar o patrono mundial do Escutismo, S. Jorge, aprender mais sobre o Escutismo e desenvolver práticas e métodos de técnica escutista e vida em campo, e criar laços de amizade e partilha entre escuteiros de toda a região.

No Sábado, após montagem de campo e abertura oficial da actividade, os participantes efectuaram a sua grande actividade, um raide para testar os seus conhecimentos e aprender mais em ateliês e provas nos postos assinalados, como técnicas de orientação, nós e amarrações, socorrismo, entre outros.  O dia ainda traria espaço para um Fogo de Conselho à noite, local de partilha, convívio e animação, e um entusiasmante Jogo Noturno, do género “Assalto ao Castelo e defesa da Bandeira”.

O Domingo foi preenchido por uma actividade de carácter ambiental, na qual os Exploradores e Moços em conjunto tiveram de construir uma ave gigante exclusivamente com materiais recicláveis, para incentivar à prática da reciclagem, reparação de resíduos, e consciência ambiental.

A Eucaristia, celebrada nesse mesmo dia pelo Assistente Regional Pe. António Freitas, teve a presença do Chefe Regional do Algarve e do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.

No final, todos os jovens presentes voltaram para os seus agrupamentos e paróquias após uma atividade enriquecedora, na qual puderam evoluir e aprender mais enquanto jovens escuteiros e cristãos.

Jornalista: Ricardo Martins

Fotos: Carlos Viela e Pedro Colaço

Categories: Albufeira, Algarve

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.