AGENDA

Quim Barreiros na 6.ª Edição da Terra de Maio

quim_barreiros

Tendo em vista a promoção e o incremento dos produtos tradicionais e biológicos, dos saberes tradicionais, da gastronomia, da queijaria, da cabra de raça algarvia, da etnografia e do folclore, a Câmara Municipal de Castro Marim, em parceria com a Junta de Freguesia de Azinhal e a Associação Nacional dos Criadores de Caprinos da Raça Algarvia (ANCCRAL), realiza a 6ª Edição da “Terra de Maio”, que decorre de 10 a 12 de Maio, no Centro Multiusos do Azinhal.

A abertura do certame, no dia 10, sexta-feira, às 19.00 horas, é assinalada com uma arruada pela Banda Musical Castromarinense, seguida da inauguração das exposições de Cabras de Raça Algarvia e de escultura do engenheiro Carlos de Oliveira Correia, que terá a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Eng.º José Diogo Albuquerque.

Pelas 20.00 horas têm lugar as demonstrações de Corte de Gargalo e as provas de vinhos do Algarve e a promoção de produtos regionais com a participação da Confraria dos Enófilos e Gastrónomos do Algarve, da Confraria dos Bacchus, da Confraria do Medronho e da Confraria do Atum.

O primeiro dia da “Terra de Maio” termina ao som das cordas da guitarra portuguesa, numa inesquecível grande Noite de Fado.

No sábado, a jornada dedicada aos sabores e ao saber da terra, tem início às 09.30 horas com o seminário Desafios do Desenvolvimento Rural, dividido em três painéis: Novos Desafios do Mundo Rural e Inovação, Dr.Pedro Monteiro – DRAP Algarve; A Caça e o seu Contributo para o Desenvolvimento Regional, Eng.º Eduardo Valente – Federação dos Caçadores do Algarve e O Licenciamento de Explorações Agrícolas e Pecuárias, Eng.º Miguel Costa – Chefe de Divisão de Licenciamento – DRAP Algarve.

A partir das 15.00 horas, os visitantes poderão participar em diversos Workshops, nomeadamente o de fabrico de queijo artesanal; de equitação e dos ateliês de olaria ao vivo, do burro e do pão.

Uma hora depois, abre o Laboratório de Gostos pela Escola de Hotelaria e Turismo de V.R.S.A., um espaço que já fidelizou os amantes da boa mesa. A tarde gastronómica continua entre as 18.30 e as 20.00 horas com a Cozinha ao Vivo e os produtos tradicionais.

Além do folclore e da etnografia, que serão uma constante no evento, às 21.30 horas de sábado sobe ao palco principal das festas o artista Quim Barreiros, para um espetáculo inolvidável.

No domingo, dia 12 de Maio e último dia da 6ª Feira da “Terra de Maio”, tem início, às 10.00 horas, o Encontro  Equestre do Baixo Guadiana. Ainda durante a feira, haverá um espaço de aprendizagem de equitação para os visitantes de todas as idades, promovido pelo Grupo Informal dos Amigos do Cavalo.

À tarde, voltam os Workshops e o Laboratório de Gostos, tudo polvilhado com muita música nos palcos da “Terra de Maio”, com o Grupo “Pérolas do Gilão”, o Grupo Folclórico de Faro e a fechar a Banda Alhada.

“A Terra de Maio” é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Freguesia de Azinhal, Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL) e tem a colaboração da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, da Entidade Regional do Turismo do Algarve (ERTA), da Escola de Hotelaria do Algarve, da Associação Qualifica, da Confraria de Enófilos e Gastrónomos do Algarve e da Confraria do Atum de Vila Real de Santo António.

Mais informações em http://cm-castromarim.algarvedigital.pt/TerraMaio/

CM-Castro Marim

Categories: AGENDA, Castro Marim

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *