AGENDA

Castro Marim une-se à Eurocidade Ayamonte – Vila Real de Santo António

Eurocidade

O município de Castro Marim vai unir-se à primeira Eurocidade do Sul da Península Ibérica, até agora constituída pelos municípios de Ayamonte e Vila Real de Santo António.

A cerimónia de adesão de Castro Marim terá lugar esta quinta-feira, dia 9 de maio, às 17h30 (18h30 hora espanhola), no Revelim de Santo António, em Castro Marim, e contará com a presença do Presidente da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia e Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Eng.º David Santos, do Secretário de Estado da Administração Local, Dr. António Leitão Amaro, do representante do Governo Andaluz em Huelva, D. José Fiscal, e dos autarcas dos três municípios.

A incorporação de Castro Marim na Eurocidade Ayamonte – Vila Real de Santo António permite o aumento das possibilidades de intervenção conjuntas dos municípios ao longo de uma extensão muito superior do rio Guadiana, podendo associar mais pontos de interesse comuns a ambas as margens da fronteira.

Por outro lado, o alargamento territorial da Eurocidade proporciona uma mais-valia significativa a vários níveis, nomeadamente a homogeneidade territorial e a dinamização económica e turística das três localidades, fazendo do rio Guadiana o grande fator diferenciador da oferta turística comum ao Algarve e à Andaluzia.

A criação da Eurocidade surgiu no âmbito do plano de atividades apresentado pelo Presidente da CCDR-Algarve, durante a II Reunião do Conselho da Eurorregião, quando assumiu a presidência da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, a 28 de setembro de 2012, em Sevilha, por um período de dois anos.

A Eurocidade é um projeto que vai além da cooperação institucional e pretende o fortalecimento da ligação já existente entre os municípios fronteiriços, exemplificando um novo modelo de cooperação de segunda geração e promovendo a convergência económica, social, cultural, turística e ambiental entre as localidades.

O acordo ultrapassa as trocas comerciais e culturais, atenuando o «efeito de fronteira», que deixa de ser um inconveniente para se tornar uma oportunidade.

NOTA DE AGENDA

Cerimónia de adesão de Castro Marim à Eurocidade Ayamonte – VRSA

Data: 9 de maio (quinta-feira)

Hora: 17h30 (18h30 hora espanhola)

Local: Revelim de Santo António – Castro Marim

Município de Vila Real de Santo António

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.