AGENDA

1.ª Etapa do Nacional de Stand Up Paddle

A Praia de Faro será o palco da 1ª etapa do Circuito Nacional de Stand Up Paddle que se realiza no dia 18 de maio. Para além da vertente competitiva race e wave, o II Stand Up Paddle Algarve, Powered by Windsurfpoint, tem previstos também batismos para quem desejar ter uma primeira experiência na modalidade. Tudo conjugado num evento de referência nesta vertente do surf.

Ricardo Taveira, responsável da Federação Portuguesa de Surf com a tutela do SUP, reforça que apesar de 2013 ser um “ano zero” para o Circuito Nacional, este arranca com uma vitalidade invulgar e com todas as condições para constituir um sucesso logo à partida: “Havia uma grande vontade de toda a comunidade do SUP em estar ligada à FPS e ter um circuito nacional pelo que, assim que esta Direção federativa foi eleita, fizemos logo contactos no sentido de enquadrar essas pessoas e organizações num circuito nacional.”

O recém-empossado dirigente federativo explicou também que o novo circuito da FPS tem já 3 provas confirmadas e “mais duas etapas em fase muito adiantada de negociação”, o que se pode traduzir, neste primeiro ano, num Nacional com 5 etapas.

No imediato, e falando do II Stand Up Paddle Algarve, Powered by Windsurfpoint, após uma primeira edição realizada na primavera de 2012, a organização elevou a fasquia para este ano. Tratar-se-á de um evento único com as duas vertentes desta modalidade – race e wave – disputado em águas interiores da Ria Formosa na parte da manhã e na costa atlântica pela tarde. Para além da competição, estão previstos batismos, oportunidade única para o público em geral ter uma primeira experiência sob orientação técnica.

Os grandes vencedores 2013 serão o Paddle Man e a Paddle Woman, respectivamente nas categorias Open e Feminina. A classificação final será encontrada combinando as classificações gerais race e wave permitindo assim premiar o atleta que se revelar mais completo e regular ao longo do dia.

“O stand up paddle, uma recente vertente do surf, tem vindo a registar um significativo desenvolvimento no último ano. A crescente relevância desta modalidade justifica esta aposta dos organizadores, da FPS e dos sponsors.” – esclareceu Rodolfo Oliveira, um dos responsáveis pelo evento.

São esperados no Algarve os melhores praticantes ibéricos masculinos e femininos da atualidade para disfrutar de um programa que combina a espetacularidade desta atividade física com as condições naturais do local de realização.

As inscrições já estão abertas e serão limitadas ao quadro competitivo previsto. Estas poderão ser efetuadas online no menu disponibilizado em www.conquilha.com. A organização sugere que os participantes se inscrevam desde já uma vez que o quadro competitivo se encontra limitado a 32 atletas na vertente wave.

Quem desejar fazer um batismo, isto é, experimentar pela primeira vez, recomendamos que se inscreva por intermédio do email centronauticofaro@cm-faro.pt, pelo telefone 289 870 898 / 056 ou no próprio local no dia do evento (sujeito às vagas disponíveis).

A organização é do Centro Náutico da Câmara Municipal de Faro e do Portal de desportos de ondas Conquilha, com o apoio da Federação Portuguesa de Surf e do Clube de Surf de Faro. O patrocinador principal é o Windsurfpoint, representante para Portugal da Tabou e da Starboard. Apoiam ainda esta iniciativa a RRD, Fone, Pipeline Surf Shop, Hotel Ibis, Troféus Silvério e Aqui há Praia. Na área institucional a organização conta com a colaboração da Junta de Freguesia do Montenegro, Capitania do Porto de Faro, Ginásio Clube Naval de Faro, Escola Secundária Laura Aires e Escola Secundária Pinheiro e Rosa. Os parceiros media são Conquilha Press Center, RUA fm e Localvisão TV.

Conquilha Press Center

Categories: AGENDA, Desporto, Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.