O I Congresso das Aldeias do Algarve é uma iniciativa da Aldeia da Senhora do Forte, com o apoio dos principais órgãos de comunicação regionais e encerramento durante as festas do 20º Aniversário da Inauguração da Aldeia.
Tem por objectivos recolher, tratar e divulgar o máximo de informação sobre o passado e o presente das aldeias algarvias; promover a tomada de consciência das aldeias algarvias e dos seus moradores para as suas capacidades e potencialidades; proceder ao estudo da vida actual nas aldeias, do que nelas afasta os seus naturais e do atrai novos moradores; possibilitar um conjunto de acções de dinamização social e cultural das aldeias algarvias que se projectem no futuro e criar parcerias destinadas a concretizar o máximo de iniciativas de interesse para as aldeias do Algarve.
São parceiros do Congresso todas as aldeias do Algarve e ainda os órgãos de comunicação social escrita e na internet, as estações de rádio e de televisão, as autarquias algarvias e suas estruturas culturais, as associações locais e as de algarvios em qualquer parte do mundo, as entidades regionais e os estabelecimentos de ensino básico, secundário e superior interessados, identificados com seus logótipos na página da Aldeia da Senhora do Forte e nos documentos finais a publicar.
Estão convidados a participar no Congresso os professores, os estudantes, os colaboradores dos órgãos de comunicação social e todos aqueles a quem o tema interesse. Os trabalhos a incluir no I Congresso serão os publicados desde 23 de Junho de 2012 e os a apresentar até 10 de Junho de 2013, quer através de comunicações, quer inseridos em órgãos de comunicação do Algarve ou outros e com acesso livre.
A participação no Congresso é gratuita e os custos dessa participação serão de inteira responsabilidade do próprio interessado, que deverá manifestar esse interesse, directamente ou através da entidade onde apresentou o trabalho, enviando-o até 10 de Junho de 2013, devidamente identificado e com breve resumo, para congresso@delagos.net
O encerramento do I Congresso das Aldeias do Algarve terá lugar no Museu Municipal de Lagos, no dia 22 de Junho de 2013, durante a tradicional Festa da Aldeia da Senhora do Forte.
- O Congresso das Aldeias do Algarve é uma iniciativa da Aldeia da Senhora do Forte, aprovada pela sua Assembleia do Povo de 19 de Junho de 2012 e a sua primeira edição terá encerramento durante as festas do 20º Aniversário da Inauguração da Aldeia.
- São objectivos do Congresso das Aldeias do Algarve:
a) Recolher, tratar e divulgar o máximo de informação sobre o passado e o presente das aldeias algarvias;
b) Promover a tomada de consciência das aldeias algarvias e dos seus moradores para as suas capacidades e potencialidades;
c) Proceder ao estudo da vida actual nas aldeias, do que nelas afasta os seus naturais e do atrai novos moradores;
d) Possibilitar um conjunto de acções de dinamização social e cultural das aldeias algarvias que se projectem no futuro;
e) Criar parcerias destinadas a concretizar o máximo de iniciativas de interesse para as aldeias algarvias.
- São parceiros do Congresso todas as aldeias do Algarve e ainda os órgãos de comunicação social escrita e na internet, as estações de rádio e de televisão, as autarquias algarvias e suas estruturas culturais, as associações locais e as de algarvios em qualquer parte do mundo, as entidades regionais e os estabelecimentos de ensino básico, secundário e superior, identificados com seus logótipos na página da Aldeia da Senhora do Forte e nos documentos finais a publicar.
- Estão convidados a participar no Congresso os professores, os estudantes, os colaboradores dos órgãos de comunicação social e todos aqueles a quem o tema interesse.
- Os trabalhos a incluir no I Congresso serão os publicados desde 23 de Junho de 2012 e os a apresentar até 10 de Junho de 2013, quer através de comunicações, quer inseridos em órgãos de comunicação do Algarve ou outros e com acesso livre.
- A participação no Congresso é gratuita e os custos dessa participação serão de inteira responsabilidade do próprio interessado.
- Os interessados em participar no I Congresso das Aldeias do Algarve deverão manifestar esse interesse, directamente ou através da entidade onde apresentou o trabalho, enviando-o até 10 de Junho de 2013, devidamente identificado e com breve resumo, para congresso@delagos.net
- Serão aprovados todos os pedidos de participação que respeitem os princípios constantes deste regulamento, recebendo os participantes autorização para incluir o logótipo do Congresso na apresentação e divulgação dos seus trabalhos.
- A Aldeia da Senhora do Forte manterá actualizada, na sua página na internet, a lista com todas os trabalhos participantes e com indicação de onde consultá-los – números e datas dos órgãos de comunicação social impressa e hiperligação às páginas em que estejam publicados – e diligenciará para que sejam compilados em livro todas as comunicações apresentadas ou resumo das mesmas.
- O encerramento do I Congresso das Aldeias do Algarve terá lugar no Museu Municipal de Lagos, no dia 22 de Junho de 2013, durante a tradicional Festa da Aldeia da Senhora do Forte.
Categorias:Lagos




