AGENDA

Comemoração do 50.º Aniversário da Morte de Aquilino Ribeiro na Biblioteca Municipal

 

Aquilino Ribeiro

Aquilino Ribeiro

No âmbito do 50.º aniversário da morte de Aquilino Ribeiro, que se celebra a 27 de maio, neste mesmo dia, pelas 18h00, a Biblioteca Municipal de Loulé assinalará esta data com a exibição de um documentário sobre Aquilino Ribeiro.

Este documentário foi elaborado em 2010 pela Direção Geral de Cultura do Norte, integrado no projeto audiovisual “O Douro… Nos Caminhos da Literatura”.

Após a exibição do documentário seguir-se-á uma conferência sobre Aquilino Ribeiro, por Carina do Carmo, doutorada em Literatura Portuguesa, docente na Universidade do Algarve.

A entrada é Livre.

Sobre Aquilino Ribeiro:

Aquilino Ribeiro é considerado por alguns como um dos romancistas mais fecundos da primeira metade do século XX. A sua linguagem caracteriza-se fundamentalmente por uma excecional riqueza lexicológica e pelo uso de construções frásicas de raiz popular, cheias de provincianismos.

Aquilino foi sobretudo um estilista e, por isso, a sua linguagem vernácula é arejada, frequentemente condimentada nos diálogos com expressões entre grotescas e satíricas.

Apesar de ter optado por uma literatura de tradição, Aquilino procurou ao longo da sua vida uma renovação contínua de temas e processos, tornando-se assim muito difícil sistematizar a temática da sua vastíssima obra.

Num número considerável de obras, Aquilino reflete, ainda que distorcidas pela imaginação, cenas da sua vida: o convívio com as gentes do campo, a educação ministrada pelos sacerdotes, as conspirações políticas, as fugas rocambolescas, os exílios.

CM-Loulé

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.