AGENDA

Painel de especialistas procura soluções para «Resgatar as Famílias e as Empresas»

refundar

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António volta a associar-se a um grupo de cidadãos e personalidades de relevante destaque e dá seguimento, no próximo dia 25 de maio, à iniciativa de âmbito nacional que tem como meta criar um fórum de ideias para «Refundar a República».

A segunda sessão do Fórum tem como tema «Resgatar as Famílias e as Empresas» e conta com a colaboração de um painel de especialistas composto por economistas, criativos, psiquiatras, advogados, jornalistas, autarcas, entre outros.

O objetivo será observar a questão da crise económica de uma forma multifacetada, procurando novas abordagens tais como a avaliação do impacto do atual cenário económico e social na saúde mental dos portugueses.

«Como transformar portugueses em alemães», «como resgatar as famílias e as empresas do sobreendividamento crónico», «qual o papel do poder local na superação do cenário de crise mundial», são apenas algumas das questões para as quais se tentará encontrar resposta no próximo dia 25 de maio.

O debate, aberto à participação de toda a sociedade civil, tem início às 16h00, no salão nobre da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, e conta com a participação, enquanto convidados, de João Gil Pedreira, Nuno Morais Sarmento, Ricardo Gusmão, Rui Moreira de Carvalho e Rui Neto Pereira (currículos em anexo).

Além deste painel, serão chamadas a intervir todas as forças vivas da sociedade, desde universidades e escolas a associações, movimentos, clubes, comerciantes, bancos, empresas, IPSS, representantes políticos, entre muitos outros convidados.

Para ampliar a participação da sociedade civil, o Fórum tem em preparação um sítio na internet, tem forte representação nas redes sociais (www.facebook.com/fórum.refundar) e possui um canal próprio onde se encontra disponível um vasto arquivo audiovisual das ideias levadas a debate (http://www.youtube.com/user/refundararepublica).

Para Luís Gomes, presidente da autarquia de Vila Real de Santo António, a sessão de arranque, decorrida no passado 25 de Abril, mostra que é possível e desejável debater e apresentar propostas válidas para o país e até ponderar a possibilidade de termos um novo funcionamento da República».

«Os dados estão lançados e agora contamos com o apoio da sociedade civil para encontrar contributos válidos para refundar o funcionamento das instituições», nota Luís Gomes.

Sobre o ciclo de debates

«Refundar a República» é o tema base de um ciclo de 12 debates cujo primeiro objetivo é motivar a participação na vida pública das pessoas, das famílias e das empresas (especialmente das micro e pequenas empresas) e assim encontrar soluções sustentáveis, justas e eficazes para vencer a crise.

O Fórum procura concretizar esse objetivo através da divulgação de diferentes perspetivas e abordagens dos fenómenos sociais atuais, sendo incentivada a colaboração de todas as entidades locais, governamentais e não-governamentais.

A data de 25 de Abril foi simbolicamente escolhida como o dia de arranque da iniciativa, antecipando a comemoração dos 40 anos de Democracia em Portugal.

Durante um ano, todos os dias 25 de cada mês, os portugueses serão chamados a participar nestes fóruns que terão lugar não só em Vila Real de Santo António, mas também se irão alargar a todo o país.

Fórum Refundar a República – II sessão

Tema: «Resgatar as famílias e as empresas»

Data: 25 de maio

Hora: 16h00

Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de VRSA

Convidados:

– Dr. João Gil Pedreira

– Dr. Nuno Morais Sarmento

– Dr. Ricardo Gusmão

– Dr. Rui Moreira de Carvalho

– Dr. Rui Neto Pereira

Convidados para a sessão de 25 de maio:

João Gil Pedreira – Economista e consultor de empresas, possui especialização profissional nas áreas da Banca, Seguros e Telecomunicações. É autor do livro, que publicou recentemente, «Resgate das Famílias e Empresas do Sobreendividamento Crónico», onde apresenta propostas concretas e politicamente exequíveis de solução para a atual crise económica e financeira. É fundador e CEO da Bridges Advisors, onde tem vindo a desenvolver projetos de sustentabilidade no mercado de crédito a particulares em Portugal.

Nuno Morais SarmentoAdvogado de profissão, foi assessor jurídico do Gabinete do Alto Comissariado do Programa Nacional de Prevenção da Toxicodepência – Projeto Vida (1993), membro da Comissão Nacional de Proteção de Dados Pessoais (1994) e integrou a Direção da Autoridade de Controlo Comum do Espaço Schengen, em representação da República Portuguesa (1995). É membro do Conselho Superior do Ministério Público.

Ricardo Gusmão – Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra, especialista em psiquiatria pela Ordem dos Médicos e Ministério da Saúde, Mestre em Saúde Mental e Doutor em Psiquiatria pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, exerce como assistente graduado de psiquiatria no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e é professor de psiquiatria e saúde mental na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Coordena há 10 anos as atividades da Aliança Europeia Contra a Depressão em Portugal e integra várias sociedades e grupos de peritos nacionais e internacionais em doenças afetivas e na área dos comportamentos suicidários.

Rui Moreira de Carvalho – Engenheiro de máquinas marítimas (ENIDH), mestre em economia e gestão da ciência e tecnologia (ISEG) e doutorado em gestão de empresas (ISCTE), integrou os quadros da Empresa Geral de Fomento e foi adjunto do secretário de Estado do Comércio. Foi assessor do CA da CGD e desde Março de 2011 é Director no Gabinete de Estudos da Caixa Geral de Depósitos. É professor associado no ISG (Lisboa) e na Universidade Lusófona (Lisboa) e autor de diversas publicações.

Rui Neto Pereira – Jornalista, diretor-geral da Bode Expiatório – agência criativa de conteúdos audiovisuais e eventos – e diretor-geral da Box – Future School – projeto educativo e formativo centrado na criatividade, colaboração, comunicação e liderança. É fundador e presidente da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos. É autor do livro «Como transformar portugueses em alemães?» e autor e formador de workshops de criatividade e inovação para empresas e instituições como a Vodafone, Delta Cafés, Universidade Católica ou a Casa da Imprensa.

Município de Vila Real de Santo António

Categories: AGENDA, VRSA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.