AGENDA

Natureza em destaque no Município

anilhagem_aves 

O Concelho de Loulé possui cerca de 51% da sua superfície classificada como área protegida, englobando uma grande diversidade de habitats, ricos em fauna e flora, património geológico e outros recursos que merecem ser conhecidos.

Neste âmbito, e com o objetivo de assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade, no passado dia 22 de maio, teve lugar uma ação de sensibilização dirigida à comunidade escolar realizada num dos percursos pedestres da Área de Paisagem Protegida Local da Fonte da Benémola. Nesta visita, guiada por um técnico da Autarquia e que contou com a participação de 15 alunos do 4º ano da Escola EB1 Nº 3 de Loulé, os alunos participantes tiveram a faculdade de ficar a conhecer melhor esta importante área protegida, zona de rara beleza do Concelho de Loulé, a qual alberga ecossistemas de grande interesse, tanto do ponto de vista geológico e paisagístico, como em termos da fauna e flora.

Nos dias 24, 25 e 26 de maio teve lugar a Festa da Natureza, iniciativa promovida pela Associação Almargem em colaboração com uma série de entidades, entre as quais a Câmara Municipal de Loulé, com o objetivo divulgar os valores naturais da Região Algarvia e sensibilizar os cidadãos para a conservação desses mesmos valores.

Assim, no dia 24 de maio, a Autarquia de Loulé dinamizou, na Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola, uma ação de sensibilização de anilhagem de aves, na qual participaram 19 alunos do 4º ano da Escola EB1 Nº 3 de Loulé. Esta atividade, que contou com a participação de António Marques e da restante Equipa de Anilhagem da Fonte Benémola, teve como objetivo dar a conhecer a avifauna existente nesta importante área protegida, e através da mesma os mais jovens puderam ter contacto com a prática da anilhagem.

No dia 25 de maio, seguiu-se um percurso pedestre na Área Protegida Local da Rocha da Pena, iniciativa que contou com a participação de 24 munícipes e através da qual se pretendeu dar a conhecer os recursos naturais aí existentes e simultaneamente proporcionar aos participantes uma manhã agradável durante a qual puderam apreciar a paisagem característica do Barrocal Algarvio. O percurso foi acompanhado por um técnico de ambiente da Autarquia que deu a conhecer aos participantes a Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena e os seus importantes recursos naturais, paisagísticos e geológicos.

CM-Loulé

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.