Balanço «muito positivo» em visita oficial
A visita ao Algarve do secretário de Estado do Turismo terminou hoje com balanço «muito positivo». A garantia foi dada pelo presidente da entidade regional de turismo, Desidério Silva, que acompanhou o governante nos últimos três dias.
Adolfo Mesquita Nunes foi convidado a conhecer de perto alguns dos produtos complementares ao tradicional sol e praia, e que a par do golfe permitem esbater a sazonalidade que afeta o maior destino de férias do País.
Equipado a rigor, o secretário de Estado fez o batismo de mergulho numa experiência única nas águas junto à Ponta João d’Arens, em frente a Alvor (Portimão). Mesquita Nunes quis dar visibilidade ao turismo de mergulho e ao projeto «Ocean Revival», um parque subaquático que resultou do afundamento de antigos navios de guerra da Marinha Portuguesa a cerca de duas milhas da costa.
O objetivo será passar de 10 mil para 90 a 100 mil mergulhos e 70 milhões de euros de receitas por ano, promovendo nos mercados inglês, irlandês, alemão e escandinavo o mergulho no Algarve fora da época alta de verão.
«O turismo náutico e o turismo ligado ao mar são áreas em que o Governo está claramente a apostar», explicou o secretário de Estado do Turismo, que defende igualmente menos taxas e menos burocracia no acesso à atividade turística.
Turismo de saúde e bem-estar
Para o presidente do turismo algarvio este «é o momento ideal para dar a volta, agarrando o sol e praia como âncora e apostando em produtos complementares para gerir a sazonalidade na região».
Desidério Silva dá como exemplos, para além do turismo náutico, o turismo de natureza, o turismo desportivo, o turismo residencial, a gastronomia e o turismo de saúde e bem-estar – realidade que também foi dada a conhecer ao secretário de Estado do Turismo num encontro com o trade e as entidades que operam na área, incluindo hospitais privados, clínicas e hotéis com SPA.
O roteiro de Mesquita Nunes incluiu ainda a divulgação da medida «Formação-Algarve», instrumento de apoio público de combate ao desemprego sazonal na região, a visita à Universidade do Algarve para conhecimento das atividades na área do turismo promovidas pela instituição pública e a participação, esta manhã, num debate promovido pelo Diário de Notícias dedicado ao mar e ao turismo.
ERTA/GREX





