AGENDA

Escola Internacional do Algarve e Polícia Judiciária promovem Sessão “Perigos na Internet”

biblioteca

A quinta conferência deste ano no ciclo “Escola Atenta às Problemáticas dos Alunos”, organizado pela Escola Internacional do Algarve, vai decorrer na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, no dia 6 de junho, quinta-feira, a partir das 18h00. A sessão vai abordar o tema “Perigos da Internet”, em estreita colaboração com a Diretoria do Sul da Policia Judiciária e o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

A Internet está massificada e pode ser uma ferramenta útil para os nossos jovens. Mas a “navegação” imatura das crianças na Internet também é perigosa. As crianças podem ser expostas a conteúdos impróprios, podem importar vírus informáticos ou podem mesmo ficar viciadas.

Funcionalidades específicas da Internet, como as mensagens instantâneas, as salas de conversação (‘chat rooms’), as redes sociais (principalmente, o Facebook) e até o correio eletrónico (email) colocam os jovens utilizadores à mercê de ameaças mais graves, como o ‘cyberbullying’ (assédio ofensivo) ou predadores sexuais. O crescente uso de Internet móvel, em computadores portáteis e telemóveis, expõe ainda mais as crianças a estas ameaças.

As interações virtuais online resultam muitas vezes em crimes reais e são uma preocupação da Policia Judiciária. A inspetora Leonor Madeira, da Diretoria do Sul da PJ, vai falar em Loulé sobre os “Perigos da Internet”, caracterizando ameaças e propondo formas concretas de as prevenir e combater, partilhando a sua experiência de investigação do crime informático.

As conferências da Escola Internacional do Algarve pretendem estimular a reflexão de pais e educadores sobre problemáticas que afetam as nossas crianças, sobretudo, no meio escolar.

A entrada é livre.

CM-Loulé

Categories: AGENDA, Loulé

1 reply »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.