Loulé

Fórum Pensar Futuro sobre Governação do Futuro

Sob o tema a “Gestão Autárquica do Futuro”, o PSD/Loulé através do seu Gabinete de Estudos, organizou no passado dia 28 de maio a última conferência do ciclo Fórum Pensar Futuro. Este encontro decorreu na Sala da Assembleia Municipal de Loulé e mais a uma vez a afluência superou as expetativas, enchendo por completo a referida sala.

Neste ciclo de conferências foi possível o debate de ideias e a apresentação do trabalho desenvolvido durante um ano e meio pelo Gabinete de Estudos do PSD/Loulé, com a participação de mais de meia centena de cidadãos, especialistas nas mais diversas áreas, que se disponibilizaram e apresentaram os seus contributos para a construção do futuro do concelho.

Para debater a boa governação de futuro numa autarquia estiveram presentes Jaime Quesado, especialista em inovação e sociedade do conhecimento, Aníbal Moreno, vereador da Câmara Municipal de Loulé, Paulo Santos, vereador da Câmara Municipal de Faro, Germano Magalhães, coordenador do grupo do gabinete de estudos do PSD/Loulé que debateu esta temática, Bruno Inácio, diretor de campanha da candidatura do PSD e Hélder Martins, candidato a presidente da Câmara Municipal de Loulé.

Conceitos como a abertura à participação, a responsabilização, a coerência, a eficácia e a eficiência foram algumas das áreas abordadas e o debate proporcionou várias propostas e ideias para a boa governação em questões como a utilização das tecnologias e sistemas de informação como forma de melhorar a relação da Câmara com os munícipes e demais agentes do concelho.

Germano Magalhães, na sua intervenção, contextualizou o trabalho do grupo que coordenou e apontou exemplos como o balcão único ou o “painel de bordo” municipal enquanto elementos fundamentais para a modernização da autarquia. Bruno Inácio aproveitou a oportunidade deste Fórum para apresentar publicamente uma plataforma eletrónica inovadora em Portugal que irá permitir aos munícipes participarem na construção de um programa eleitoral participativo dando a sua ideia para o seu concelho, e que se encontra disponível em www.participamais2013.pt

Aníbal Moreno, vereador da Câmara Municipal de Loulé, deu nota do investimento concretizado nesta área pelo atual executivo, apresentando um conjunto de ferramentas que hoje estão ao dispor da população, como o “portal do munícipe” ou o “apoio ao munícipe online” agora também disponibilizado em inglês. Paulo Santos, tomando por base o trabalho realizado na autarquia farense, abordou formas de inovar sem investir de forma a melhorar o serviço e a comunicação com os munícipes em tempos que se exigem de contenção económica.

Jaime Quesado, especialista em inovação e sociedade do conhecimento, salientou a importância da inteligência competitiva no desenvolvimento de uma economia coesa e justa, assente na inovação, no empreendedorismo e na valorização do capital humano, natural e cultural.

A encerrar a sessão e este ciclo de conferências, Hélder Martins agradeceu a presença e participação das centenas de munícipes que proporcionaram um debate sustentado para a construção do melhor projeto de ação para o concelho e lembrou que as conclusões deste fórum serão apresentadas publicamente em breve. Apelando à participação de todos no programa eleitoral participativo disponível em www.participamais2013.pt, Hélder Martins reforçou que a visão de todos será fundamental na construção de uma proposta, com contributos de todos os quadrantes políticos e sociais, para o próximo ciclo autárquico no concelho de Loulé.

A direção de campanha

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.