Turismo

Praias classificadas com «Qualidade de Ouro»

Praia de Vila Real de Santo António

Praia de Vila Real de Santo António

Todas as zonas balneares do município de Vila Real de Santo António voltaram, em 2013, a ser classificadas com «Qualidade de Ouro», de acordo com o balanço anual efetuado pela Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus).

Fábrica-Mar, Lota, Manta Rota, Monte Gordo e Santo António são as praias que cumpriram os requisitos impostos pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, conseguindo desta forma a atribuição do distintivo de qualidade.

A insígnia de ouro da Quercus é entregue às praias com um histórico de boa qualidade das águas balneares, nos últimos cinco anos, com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

O objetivo é destacar as zonas balneares que apresentem sistematicamente boa qualidade ou qualidade excelente, tendo em conta a classificação da legislação em vigor (boa era, até 2009, a melhor qualidade possível de acordo com a anterior legislação europeia).

Entre outras exigências, devem respeitar um conjunto de critérios predefinidos tais como apresentar qualidade da água «boa» nas épocas balneares entre 2008 e 2009, ter registado qualidade da água «excelente» entre 2010 e 2012 e possuir resultados «excelentes» em todas as análises realizadas durante a época balnear de 2012.

Também nesta época balnear, todas as praias vigiadas do concelho de Vila Real de Santo António receberam, uma vez mais, a Bandeira Azul da Europa (ABAE), reforçando desta forma a sua excelente qualidade.

Estas classificações são o resultado do trabalho levado a cargo pela autarquia de VRSA nos últimos anos, em diversas frentes, nomeadamente na limpeza das praias e das linhas de água, no tratamento de águas residuais e no cumprimento de critérios relacionados com a segurança e qualidade das zonas balneares.

Categories: Turismo, Vila do Bispo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *