Algarve

MAMAOT no Mar | Campanha EMEPC/M@rBis/Algarve2013

Para Investigação Ambiental e de Sustentabilidade das Espécies  

morbis_20-06-2013

A Campanha EMEPC/M@rBis/Algarve 2013 teve início na quinta-feira de manhã cedo. Ainda não eram 10h00 quando o ‘Creoula’ zarpou da Base Naval do Alfeite em direção ao Algarve, onde terão lugar os trabalhos de inventariação das espécies marinhas presentes na região.

Os dados recolhidos serão depois carregados no M@rBis – Sistema de Informação para a Biodiversidade Marinha. O M@rBis é um sistema criado pela EMEPC em 2009 que tem como objetivo cartografar a biodiversidade marinha em águas sob jurisdição portuguesa.

Para além deste que é o principal intuito da Campanha, estão também a bordo representantes de nove projetos científicos que irão aproveitar para recolher dados que possam igualmente ser úteis às investigações que estão a desenvolver.

O primeiro dia da Campanha fez-se sobretudo de indicações e avisos sobre as especificidade da vida a bordo de um navio militar como é o N.T.M. ‘Creoula’, particularmente úteis para quem embarca pela primeira vez.

A Campanha EMEPC/M@rBis/Algarve 2013 chegou ao Algarve ontem, dia 21 de Junho, mas os mergulhos só devem começar hoje, Sábado, quando o navio fundear ao largo de Cacela Velha, em Tavira.

Neste contexto, três navios ao serviço do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território estão, desde esta quinta-feira, no mar em missões de estudo e recolha de amostras com vista à proteção ambiental, sustentabilidade dos recursos pesqueiros e alargamento da plataforma continental.

O Creoula, partiu na quinta-feira para o Algarve com dezenas de cientistas que vão estudar a cartografia e os habitats marinhos da Costa sul de Portugal, enquanto o NRP Gago Coutinho está ao largo dos Açores em trabalhos de estudo da plataforma alargada de Portugal.

O Noruega, navio de investigação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, IPMA, estará na costa sul a investigar espécies de crustáceos.

Campanha Oceanográfica EMEPC/M@rBis/Algarve2013

Um grupo de cerca de 40 investigadores estão desde ontem, sexta-feira, e até 11 de julho, estudar a cartografia e caracterização de espécies e habitats marinhos da costa sul do Algarve, de modo a completar a informação relativa à biodiversidade marinha da zona.

Trata-se de uma nova expedição oceanográfica realizada pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC). A Campanha EMEPC/M@rBis/Algarve2013 terá como destino a costa sul algarvia e contará com cerca de oitenta participantes, sendo que, para além da equipa EMEPC, dezenas de investigadores e especialistas de diversas áreas, assim como estudantes, estarão a bordo do N.T.M. “Creoula” até ao dia 11 de julho, data em que termina a expedição. Estarão ainda envolvidas diversas Universidades, Centros de Investigação e Laboratórios Associados, nacionais e internacionais.

A Campanha EMEPC/M@rBis/Algarve2013 tem como principal objetivo a cartografia e caracterização de espécies e habitats marinhos da costa sul do Algarve, de modo a completar a informação relativa à biodiversidade marinha da zona. Adicionalmente, estarão a bordo equipas científicas que desenvolveram projetos específicos a realizar nesta área de Portugal continental. Os trabalhos serão realizados com recurso a mergulhos com escafandro autónomo entre os 5 e os 30m de profundidade, seguidos, a bordo, de triagem, identificação e análise das amostras recolhidas. Os dados obtidos, através de censos visuais, registo de imagem e amostragem, serão carregados no sistema M@rBis, permitindo armazenar informação detalhada da biodiversidade existente nas áreas em estudo para posterior utilização pela comunidade científica.

O M@rBis é um sistema de informação georeferenciada da biodiversidade marinha nacional, com vista a fornecer as informações necessárias ao cumprimento dos compromissos nacionais relativos ao processo da União Europeia de extensão da Rede Natura 2000 ao meio marinho, nas águas sob jurisdição portuguesa.

Alargamento da plataforma Continental

Simultaneamente com a Campanha EMEPC/M@rBis/Algarve2013, estará também a decorrer outra campanha da EMEPC, no âmbito do Projeto de Extensão da Plataforma Continental: a Campanha EMEPC/PEPC/LUSO2013, iniciada a 17 de junho a bordo do N.R.P. “Almirante Gago Coutinho”. O Projeto de Extensão da Plataforma Continental prevê o alargamento dos limites da plataforma continental portuguesa para lá das 200 milhas marítimas. O objetivo passa por alargar o espaço marítimo sob jurisdição nacional de 1.712.000 km² para uma área com cerca de 3.862.000 km². A proposta portuguesa já foi submetida à Comissão de Limites da Plataforma Continental, que funciona junto das Nações Unidas, em 11 de maio de 2009, e deverá ser avaliada na segunda metade da presente década. Os trabalhos que estão a ser desenvolvidos pela EMEPC de continuação de recolha de dados têm por objetivo o enriquecimento da proposta portuguesa, no sentido de fortalecer a respetiva fundamentação e eventualmente justificar o aumento da área a estender.

Noruega investiga crustáceos

O Navio de investigação Noruega está na costa Algarvia no seu terceiro cruzeiro de 2013 em atividade de investigação do desenvolvimento de crustáceos até aos primeiros dias de julho.

O Noruega é o navio de investigação na área da pesca e, depois de uma paralisação de vários anos em que esteve para ser abatido, voltou a navegar em 2012 e já vai no seu terceiro cruzeiro em 2013.

Todas as informações, novidades e peripécias da expedição EMEPC/M@rBis/Algarve2013 poderão ser acompanhadas através do site http://www.campanhasmarbis.org, e também em www.facebook.com/EMEPC.

Categories: Algarve

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.