Faro

Autarquia deliberou atribuição de Medalhas de Mérito

A Assembleia Municipal de Faro aprovou na passada sexta-feira (28 de junho), por proposta da Câmara Municipal, a atribuição de medalhas de Mérito ao abrigo do Regulamento das Distinções Honoríficas do Município. No total serão homenageados seis entidades/personalidades entre os quais o Prof. António Rosa Mendes a título póstumo.

Com estas distinções pretende-se homenagear publicamente pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que contribuam ou tenham contribuído para o engrandecimento e dignificação do concelho de Faro, bem como aquelas que se notabilizem pelo seu reconhecido mérito, prestígio, cargo, ação, serviços ou contributos para a comunidade.

Assim, as individualidades/personalidades a distinguir com a Medalha de Mérito conforme deliberação da Assembleia Municipal são:

Prof. António Manuel Nunes Rosa Mendes

Prof. António Manuel Nunes Rosa Mendes

– Prof. António Manuel Nunes Rosa Mendes – Grau Ouro (título póstumo).

Destacou-se como docente e Diretor do Curso de Mestrado em História do Algarve da Universidade do Algarve; Presidente da Capital Nacional da Cultura em Faro. Publicou vários artigos sobre a Historia do Algarve e foi o autor do relatório técnico que definiu os limites territoriais dos concelhios de Faro e de Loulé.

 scmf

– Santa Casa da Misericórdia de Faro – Grau ouro

Instituição responsável pelo primeiro Refeitório Social e pela criação da primeira escola para formação de técnicos intermédios na área da educação par crianças e apoio a idosos. Integra a Rede Nacional de Cuidados Continuados. 

caritas

– Cáritas Diocesana do Algarve – Grau Ouro

Presta apoio e atendimento social. Disponibiliza um refeitório social e a distribuição de alimentos e roupas. Dispõe ainda de um balneário e apoia a maternidade no Lar da Mãe.

Prof. Francisco Ildefonso Claudina Lameira

Prof. Francisco Ildefonso Claudina Lameira

– Prof. Francisco Ildefonso Claudina Lameira – Grau Prata

Licenciou-se em História e é Mestre e Doutor em História da Arte. É Professor Auxiliar e Diretor da Comissão Executiva do Departamento de História da Universidade do Algarve e foi consultor da Delegação Regional do Algarve da Secretária de Estado da Cultura. 

Carlos Simões

Carlos Simões

– Carlos Simões – Grau Prata

É o único “ Alfarrabista “ na cidade de Faro e a sua livraria é hoje uma referência em todo o país.

Afonso Dias

Afonso Dias

– Afonso Dias – Grau Prata

Artista multifacetado, nomeadamente como músico, cantor poeta e ator. Colabora com a Direção Regional da Educação na promoção da poesia nas escolas e foi deputado à Assembleia Constituinte em 1975/76.

CM-Faro

Categories: Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.