Algarve

Mais hóspedes e dormidas no 1.º trimestre do ano graças aos estrangeiros

algarve2

O número total de hóspedes na hotelaria algarvia no primeiro trimestre do ano aumentou 7,4 por cento face ao período homólogo do ano passado – passando para 392.758 – graças à subida do número de hóspedes estrangeiros (+14,5 por cento), dado que o de portugueses diminuiu 6,5 por cento, indicam dados do Boletim Algarve Conjuntura Turística.

Apesar da descida no número de portugueses no período em análise, estes continuam a ser os mais importantes para o destino, representando 30 por cento dos hóspedes presentes na região.

Quanto aos hóspedes estrangeiros, verificou-se uma subida generalizada, com destaque para os mercados holandês (+ 36,5 por cento) e espanhol (+22,3 por cento) e em termos de quotas de mercado Portugal liderou, seguido pelo Reino Unido e pela Alemanha.

O número total de dormidas na hotelaria aumentou também 7,3 por cento no primeiro trimestre de 2013 face ao mesmo período do ano anterior, cabendo ao Reino Unido a maior quota de mercado (31,3 por cento). Seguiram-se a Holanda (16,7 por cento), Portugal (16,6 por cento) e a Alemanha (13,4 por cento). A Irlanda foi o país que apresentou o maior aumento de dormidas (+ 30 por cento), embora em termos absolutos tivesse sido o Reino Unido o que revelou um maior crescimento (+ 9,3 por cento, ou seja mais 47 mil dormidas).

A taxa de ocupação média de camas na hotelaria do Algarve situou-se em 24,8 por cento, ficando abaixo da média registada em Portugal (27,9 por cento), enquanto a estada média dos hóspedes na hotelaria global foi de 4,5 noites tal como em 2012. Os hóspedes que mais dias pernoitaram no Algarve no período em análise foram os holandeses (média de oito noites) e os que menos noites ficaram foram os espanhóis (média de 2,4 noites).

Relativamente aos proveitos, o Algarve foi, depois da Madeira, a região onde mais subiram (+ 8 por cento) para um total de 54,85 milhões de euros, ou seja aproximadamente 20 por cento dos proveitos totais do país.

O número total de voltas de golfe nos campos do Algarve desceu 8 por cento, tendo-se realizado 239.014 voltas, menos cerca de 20.000 do que no primeiro trimestre de 2012.

Já o movimento total de passageiros no Aeroporto de Faro aumentou 1,4 por cento, tendo ali desembarcado 286.481 passageiros, ou seja mais 5.789 passageiros (+ 2 por cento).

Categories: Algarve, Turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.