A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) decidiu, esta semana, que será Seruca Emídio, presidente da Câmara de Loulé, a substituir Macário Correia na presidência, após a suspensão de funções do presidente da Câmara de Faro, disse fonte da AMAL.
Seruca Emídio era um dos dois vice-presidentes da AMAL, juntamente com o presidente da Câmara de São Brás de Alportel mas a escolha dos 16 autarcas do Algarve, reunidos na segunda-feira em Faro, recaiu sobre o autarca de Loulé, acrescentou a fonte.
Seruca Emídio vai assegurar a presidência da AMAL até às próximas eleições autárquicas de 29 de setembro e os novos autarcas eleitos para as Câmaras do Algarve voltarem a escolher outro Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Algarve.
O presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, que foi condenado à perda de mandato por irregularidades no licenciamento de obras privadas em Tavira, anunciou na segunda-feira que iria suspender funções a partir de hoje.
Na reunião de segunda-feira, os presidentes das 16 câmaras municipais algarvias deliberaram, por unanimidade, expressar “público louvor” a Macário, “pela forma dedicada e empenhada com que sempre exerceu as funções de presidente” do órgão.
O autarca foi elogiado pela “lealdade, solidariedade, caráter, respeito e, sobretudo, serviço público”, mas também pela “capacidade de trabalho e liderança excecional” e por “sempre” ter defendido a região e os algarvios, “muitas vezes confrontando os poderes governamentais”.
Categorias:Algarve





