AGENDA

SALIR | Festa de Verão – Festival de Folclore nas Barrosas

Festival de Folclore edição de 2012

Festival de Folclore edição de 2012

A Associação Cultural e Recreativa das Barrosas, freguesia de Salir, concelho de Loulé, vai promover, nos próximos dias 27 e 28 de julho, a 26.ª edição da festa de Verão – Festival de Folclore.

Trata-se de um evento inserido nas comemorações do 26.º aniversário do Rancho Folclórico «As Mondadeiras das Barrosas».

O festival contará com a participação de quatro grupos nacionais, concretamente, o grupo anfitrião, o Rancho Folclórico da Ria Formosa, o Grupo Folclórico e Etnográfico da Região da Raia e o Grupo Folclórico Etnográfico da Serra do Caldeirão.

O desfile dos grupos participantes inicia-se junto à sede da associação, subindo depois ao palco, onde deixam os seus porta-estandartes para a cerimónia da entrega de lembranças e da fita correspondente. O evento representa também a etnografia de várias zonas do nosso país.

O Festival de Folclore das Barrosas foi criado em 1987, realizando-se no último sábado de Julho, contando sempre com a participação de muitos visitantes, amantes da serra algarvia e do folclore, bem como da população residente naquela zona que procura um pouco de recreio deste tipo que lhes é proporcionado apenas uma vez por ano. À noite, há baile abrilhantado pelo Grupo +2.

No dia seguinte, domingo, pela tarde, têm lugar os Jogos Tradicionais, o Torneio de Malha na Laje e Tiro ao Alvo e à noite volta a haver baile com um artista convidado, este ano Emanuel Martins.

A ACR das Barrosas pretende, com esta iniciativa, “manter viva a identidade cultural do povo, o recreio e a cultura nesta zona rural desfavorecida, aumentando intercâmbios culturais entre os grupos participantes”.

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.