AGENDA

APEXA com projeto inovador leva a arte até Albufeira e Silves

apexa

“Cores em Lata”, um projeto inovador da APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve une a Arte com a população mais desfavorecida através de ações de sensibilização participativa em ateliers de arte criados para motivar e fomentar a reintegração cultural e social e a educação.

O projeto, consiste em ateliers práticos realizados junto destas populações, baseados em artistas plásticos. O atelier circula numa carrinha transformada para o efeito que transporta todo o material necessário para a efetivação do projeto. Através de um conceito pop-up, transporta-se dentro do veículo móvel materiais que estão disponíveis para os participantes realizarem as atividades propostas. Assim, no espaço exterior circundante à carrinha, os participantes organizam-se livremente para criarem as suas obras.

Pretende-se dar a oportunidade de desenvolverem atividades com uma intenção lúdica e terapêutica, mas que intervêm igualmente no próprio desenvolvimento pessoal e na sua reintegração social.

O “Cores em Lata” permite ir ao encontro de áreas compensadoras para o próprio indivíduo, investindo na pessoa numa perspetiva global-individual, social e cultural, potenciando todos os aspetos de comunicação e favorecendo a autonomia e integração social, bem como, gerar na pessoa um elevado nível de motivação e auto conhecimento, ajudando-a a ser protagonista da sua própria “evolução”. Pretende-se também fomentar a curiosidade na população e na comunidade em geral para a arte como elemento de integração social e cultural.

APEXA

Categories: AGENDA, Albufeira, Silves

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.