Albufeira

Escolas e Autarquia distinguidas com Prémios Escola Ativa

O Programa “Escola Ativa” distinguiu escolas e autarquia com o galardão que simboliza o máximo empenhamento no combate ao sedentarismo e obesidade infantil. Estão de parabéns a Escola Básica e Secundária de Albufeira, a EB 2/3 Francisco Cabrita, o Agrupamento de Escolas de Albufeira e o Município de Albufeira que ficou classificado em 3.º lugar, na categoria “Autarquia Ativa”.

Albufeira foi distinguida pela Direção Geral de Estabelecimentos de Ensino – Direção de Serviços da Região Algarve (DREALg) com o galardão “Escola Ativa” com o 2.º lugar da classificação atribuído à Escola Básica e Secundária de Albufeira e o 4.º à EB 2/3 Francisco Cabrita, “Agrupamento Ativo” com o primeiro lugar para o Agrupamento de Escolas de Albufeira e “Autarquia Ativa” com o Município a arrecadar o 3.º lugar, entre as várias autarquias concorrentes. Os prémios foram entregues no passado dia 26, na Cerimónia Final 2013 do projeto Desporto Escolar e Escola Ativa que decorreu no auditório da DREALg.

A atribuição deste galardão insere-se no âmbito do projeto “Escola Ativa”, uma iniciativa que integra o Programa de Combate à Obesidade Infantil na região e que tem por objetivo melhorar a qualidade e quantidade de atividade física e desportiva dos alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo através da implementação de estratégias cognitivo-comportamentais, e da sensibilização da comunidade educativa para os perigos do sedentarismo infantil. Sob o lema “Ser Ativo é Divertido”, o programa promove estilos de vida saudável, através de uma alimentação equilibrada e de atividade física regular junto das crianças e respetivas famílias.

“Em Albufeira abraçámos o projeto com grande entusiasmo porque consideramos que o sedentarismo e a obesidade infantil são um problema grave que tem que ser trabalhado precocemente. Para o efeito desenvolvemos um programa regular de atividades desportivas e investimos na implementação de uma alimentação equilibrada em todas as cantinas escolares” diz José Carlos Rolo, presidente do Município, para quem a iniciativa que já envolve todos os agrupamentos, num total de 14 escolas do 1.º ciclo do ensino básico, é considerada um sucesso. O projeto Escola Ativa “tem uma dinâmica muito especial porque envolve toda a comunidade, alunos, professores, auxiliares de ação educativa, pais e encarregados de educação e conta com a sinergia de várias entidades a nível da Educação, Desporto e Saúde”.

CM-Albufeira

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.