Loulé

Apresentação dos candidatos do PSD aos Órgãos Autárquicos

Mais de 1400 pessoas encheram por completo o R/C e o 1.º andar do Salão do Aquashow em Quarteira no passado dia 12 de julho para assistir à apresentação pública dos vários candidatos que encabeçam as listas candidatas às juntas de freguesia do concelho de Loulé, da candidata à Assembleia Municipal e da lista que acompanha Hélder Martins na candidatura à Câmara Municipal de Loulé.

Foram muitos ainda os que tiveram de esperar pelo fim do jantar para poderem entrar na sala e assistirem às intervenções politicas da noite uma vez que já não existia qualquer espaço possível para colocar mais mesas no recinto.

Foi uma multidão entusiasta que recebeu o primeiro orador da noite. José Mendes Bota, deputado e antigo presidente da Câmara Municipal de Loulé, começou por enaltecer o trabalho realizado pelo atual executivo da autarquia louletana, liderado por Seruca Emídio, cuja obra “marcará para sempre este concelho. A recuperação do Cine Teatro Louletano, a requalificação do Mercado Municipal mas também eventos como o Festival Med ou a Noite Branca são legados do Dr. Seruca Emídio e do seu executivo que representam uma herança que deverá ter no Hélder Martins o garante da sua continuação e desenvolvimento”, disse ainda o parlamentar que aproveitou a ocasião para lembrar que Hélder Martins “tem um percurso exemplar e uma experiência única acumulada tanto no sector público, como no sector privado” o que no entender de Mendes Bota “fazem dele o melhor candidato para respeitar e prosseguir o trabalho realizado pelo Dr. Seruca Emídio”.

A segunda intervenção da noite coube ao presidente do PSD/Algarve, Eng. Luis Gomes, que lembrou os tempos difíceis que passamos para salientar a capacidade de Hélder Martins para “com a sua experiência num sector tão importante como o turismo ser uma mais valia para o concelho de Loulé”. O também presidente da autarquia de V. R. de Santo António confessou ser um admirador “…do dinamismo e criatividade do Hélder Martins, assim como da sua capacidade de trabalho e liderança” Para Luis Gomes, o PSD/Algarve acredita que “Hélder Martins será um presidente que marcará o futuro do concelho de Loulé e da região do Algarve” .

Foi então apresentada a candidata à Assembleia Municipal de Loulé, Dra. Manuela Tenazinha. Manuela Tenazinha tem 55 anos de idade é licenciada em Direito e Notária na cidade de Loulé. Reconhecida pela sua notoriedade e capacidade conciliadora, Manuel Tenazinha dirigiu por diversas vezes a Assembleia Municipal de Loulé nos últimos 4 anos sendo elogiada pela sua capacidade de direção. Foi membro da direção da Fundação Pedro Ruivo e Presidente da Assembleia-geral da Associação Portuguesa de Notários. Atualmente é membro da Delegação do Sul da Ordem dos Notários.

Para Manuela Tenazinha “A democracia assenta em princípios e valores inestimáveis pelos quais nos cumpre zelar com firmeza e determinação. A Assembleia Municipal terá que ser sempre o bastião de salvaguarda desses valores e a garantia real da liberdade de discordar e da manifestação de pluralidade de opiniões”.

Com uma receção calorosa e emocionante por parte de todos os presentes, Seruca Emídio subiu ao palco e agradeceu aos presentes “a demonstração de força e esperança que depositam na candidatura de Hélder Martins ao estarem presentes hoje neste momento”. O atual presidente da Câmara Municipal de Loulé lembrou todo trabalho que foi desenvolvido pelo atual executivo para de seguida afirmar categoricamente que “o Hélder Martins tem todo o meu apoio e disponibilidade para o ajudar a seguir este projeto de desenvolvimento que foi iniciado há 12 anos”. Para Seruca Emídio, “Hélder Martins é o melhor candidato para garantir que o concelho de Loulé não volta atrás no tempo, pois parece que é essa a intenção de outras candidaturas”. Para o edil louletano, o concelho de Loulé “é hoje um exemplo na gestão e na obra feita e eu quero que continue este caminho”. Por isso, “estou e estarei sempre ao lado do Hélder Martins a apoiá-lo nesta caminhada que será difícil mas que garantirá a estabilidade e o desenvolvimento para o futuro do nosso concelho”.

Foi então altura de Hélder Martins subir ao palco e ser ovacionado pelos mais de 1400 apoiantes que fizeram questão de estar presentes neste jantar de apresentação dos candidatos. Começando por agradecer “o entusiasmo e motivação com que todos vieram e pagaram um bilhete, do seu bolso, para manifestar o seu apoio inequívoco a esta candidatura e aos nossos candidatos”, Hélder Martins fez questão de dirigir as suas primeiras palavras ao ex presidente da Câmara Municipal de Loulé, José Cavaco, agradecendo “a sua presença neste jantar é um motivo de orgulho e motivação pois foi com ele na câmara que comecei a minha vida no sector público e muito aprendi ao longo dos anos que trabalhei diretamente com ele”.

O candidato social-democrata justificou ainda a escolha do local por ser “o maior salão do concelho e serem precisos muito mais do que apenas os candidatos para encher o recinto, o que aconteceria em algumas salas do concelho e nós não nos queremos esconder nem garantir que temos a casa cheia”.

Tendo como pano de fundo uma sala completamente a abarrotar Hélder Martins lembrou o processo de escolha dos candidatos “fomos ter com as populações e de forma clara, transparente e o mais abrangente possível, ouvimos a sua opinião e, com a sua ajuda, identificamos os melhores candidatos”. Para o candidato, “com esta forma de estar conseguimos apresentar os candidatos melhor preparados para os desafios, com fortes ligações às suas freguesias e com uma grande ligação às pessoas. Foi entre os nossos militantes e na sociedade, independentemente das suas opções partidárias, que encontrámos os candidatos mais competentes e capazes para assumirem, com a sua proximidade às populações, um papel decisivo para o futuro das suas freguesias e para ajudar a resolver os problemas do dia-a-dia das populações. Por isso, em 9 candidatos, 6 são independentes e 3 são mulheres o que representa também uma novidade na vida do nosso concelho que pode vir a ter 3 mulheres presidentes de junta e uma presidente da Assembleia Municipal, a Dra. Manuela Tenazinha”.

Depois de apresentar individualmente os candidatos às várias juntas de freguesia do concelho, Hélder Martins seguiu a sua intervenção reafirmando “o que está em jogo nestas eleições é a afirmação do concelho, é o continuar da afirmação do nosso concelho como o principal destino turístico do Algarve e de Portugal. É apostar na competitividade territorial preparando o concelho para o futuro”. Hélder Martins defendeu ainda que é necessário “apostar na participação pública de todos os munícipes nas escolhas para o futuro do concelho, como temos feito até agora ouvindo a sociedade civil e as empresas porque temos que saber ouvir. Temos que saber trabalhar em grupo. Todos somos necessários para construir um futuro melhor para todos”.

Para o candidato social-democrata, “isso só é possível com uma verdadeira equipa. Uma equipa que assuma um caminho de modernidade, uma equipa renovada, onde se aposta na competência e na capacidade. Com pessoas que não estão à procura de tachos e que têm o seu emprego. Uma equipa onde a juventude seja a tónica dominante, onde a experiência seja valorizada e onde a representatividade das diversas dimensões do concelho de Loulé, e os créditos firmados na sociedade civil, sejam o garante da estabilidade, renovação e inovação na gestão da autarquia louletana. Essa é a equipa que tenho para vos apresentar”.

Depois de apresentados os elementos integrantes da lista candidata à autarquia, Hélder Martins prosseguiu elencando as prioridades desta equipa onde “as áreas chaves terão vereadores com provas dadas nessas áreas…”. Para Hélder Martins a prioridade total será “o apoio às pessoas, criando uma rede de trabalho que consiga responder a todas as necessidades. Temos que dar condições para uma vida com dignidade de todos os munícipes. Vou ter um combate incansável ao desemprego, apoiando as empresas, motivando os empreendedores. Quero um concelho + forte, + dinâmico e + solidário e por isso uma das primeiras medidas será a criação de um programa de apoio aos idosos carenciados no acesso a medicamentos e outros cuidados de saúde”, mas também “quero um concelho cada vez + seguro, onde as nossas famílias tenham prazer em viver e trabalhar”.

A terminar a sua intervenção Hélder Martins teve ainda oportunidade de se dirigir às centenas de funcionários da Câmara Municipal de Loulé que se encontravam presentes para lhes dizer claramente que “o sucesso do projeto que pretendo implementar no concelho depende de todos os munícipes, mas depende também de vós, independentemente de opções partidárias, porque não preciso de dizer que comigo ninguém ficará para trás, por comigo, todos sabem, estarão sempre à frente, como sempre fiz e vou continuar a fazer. Por isso quero que saibam que considero os vossos postos de trabalho como fundamentais e o meu compromisso é de que tudo farei para os defender. Mas também sei que os tempos de crise agravaram de forma inquietante o nível de vida das famílias, pelo que defendo que a autarquia deverá apoiar socialmente os seus funcionários em situações de necessidade, garantindo-lhes apoio em áreas básicas como a alimentação, a saúde ou a educação dos seus filhos“.

“Não se deixem enganar com frases bonitas”, disse ainda Hélder Martins, porque “todos conhecem o meu passado e o dos outros candidatos. Todos sabem quem é que já deixou muitos para trás. Para mim este é o tempo de nos unirmos. Todos. Conto com a participação de todos e todos podem contar comigo. Eu quero um concelho com futuro e sei que todos os que aqui estão esta noite, e aqueles que não puderam estar, também o querem, por isso digo-vos: JUNTOS.AVANÇAMOS”.

Candidatos às juntas de freguesia do concelho

Almancil | A União Faz o Futuro!

Aníbal Moreno – Tem 59 anos de idade é casado e tem uma filha. Formado em gestão de empresas é Técnico Oficial de Contas e foi Presidente da Associação de Empresários de Almancil. Atualmente é vereador na C. M. de Loulé.

Alte | Por Alte, com Amor.

Sílvia Martins – Tem 39 anos e formação na área alimentar. É casada, natural e residente em Alte. É Presidente do Conselho Fiscal da Associação Pró-Beneficência e Progresso de Alte.

Ameixial | Pelo Ameixial, Rumo ao Futuro.

Raquel Costa – Tem 25 anos de idade e trabalha na área da mobilidade urbana. Filha do reconhecido Acácio Costa é uma jovem dinâmica e trabalhadora com muito para dar à sua freguesia.

Boliqueime | Independente e Sempre Presente.

Rui Mogo – É Presidente da Junta de Freguesia de Boliqueime deste 2003 e recandidato a novo mandato. Tem 54 anos, é empresário e reconhecido pela sua disponibilidade para trabalhar em prol da freguesia.

Quarteira | Por Quarteira, com Experiência e Competência

Carlos Catarino – Tem 54 anos é casado e tem uma filha. É Professor e foi presidente da Assembleia de Freguesia de Quarteira onde atualmente faz parte da equipa que lidera a Junta em conjunto com José Coelho Mendes e António Cova.

Salir | Sempre Disponível.

Deodato João – Tem 51 anos de idade e é o atual Presidente da Junta de Freguesia de Salir, recandidato a novo mandato. Foi Presidente da Associação Cultural de Salir e esteve durante muitos anos ligado ao Grupo Garvetur.

São Clemente | Unidos por São Clemente

Carlos Ronquilho “Becas” – Tem 39 anos, é casado e tem uma filha. É natural e residente na Freguesia de São Clemente. É Presidente do J.S. Campinense e juntou à sua volta uma equipa dinâmica, competente e com muita vontade de fazer mais e melhor por São Clemente.

São Sebastião | Reforçar o Compromisso

Hélder Faísca Guerreiro – Tenente-Coronel do Exército Português na Reserva é atualmente Presidente do Clube BTT Terra de Loulé e Vice-presidente da Assembleia Geral do Rugby Club de Loulé. É membro da direção do Clube Hípico de Loulé e do Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes.

União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim | Com Todos. Por Todos.

Margarida Correia – Tem 43 anos e é licenciada em Educação Social. Técnica da Associação In-loco, conhece como poucos todo o território que constitui a união de freguesias. Atleta federada do Clube BTT de Loulé esteve sempre ligada ao associativismo fazendo parte e colaborando com as direções de várias associações e clubes destas freguesias.

Lista candidata à Câmara Municipal de Loulé

2 – Silvério Guerreiro – O Silvério tem 41 anos é natural e reside em Loulé na Freguesia de São Clemente. Coordena a divisão de edifícios e saneamento básico da Câmara Municipal de Loulé. Foi Presidente do Rotary Clube de Loulé, Presidente da Assembleia Geral do Clube de Ténis de Loulé, Vice-presidente da Casa da Primeira Infância de Loulé, Administrador da Fundação António Aleixo, Membro do Conselho Fiscal da Santa Casa da Misericórdia de Loulé e Membro da Assembleia de Freguesia de São Clemente.

3 – Sónia Caliço Soares – A Sónia tem 37 anos é casada e tem duas filhas. A sua formação foi realizada na área social. É há mais de 15 anos Directora Técnica da Fundação António Aleixo em Quarteira e em Loulé.

4 – Paulo Viegas Martins – O Paulo tem 38 anos nasceu e vive em Quarteira e tem um filho com 7 meses. É formado na área da engenharia energética e trabalha na AREAL, a Agência Regional de Energia do Algarve.

5 – Rui Guerreiro  – O Rui tem 33 anos e é natural da Freguesia de São Sebastião. A sua formação passou sempre pela área do planeamento, urbanismo e gestão das cidades. Trabalhou na CCDRA, Comissão de Coordenação da Região do Algarve e atualmente colabora com Augusto Mateus, ex-ministro da Economia.

6 – Marilyn Tomas – A Marilyn tem 37 anos e tem duas filhas. Almancilence, é lá que vive e desenvolve a sua atividade profissional. Faz parte da direção da Associação Empresarial de Almancil e da Assembleia de Freguesia.

7 – Eugénio Guerreiro – O Eugénio tem 38 anos e um filho. A sua área de formação é a agronomia. Desde 2002 é Presidente da Junta de Freguesia de Alte, tendo ainda feito parte de diversas direções de associações em Alte.

8 – Rui Domingos – Médico de profissão, o Rui tem 29 anos e é natural de São Sebastião, nomeadamente do Parragil. É o médico da equipa de ciclismo do Louletano Desportos Clube e foi um dos fundadores do Rancho Folclórico Etnográfico de São Sebastião.

9 – Emília Victor – A Emília tem 51 anos, um filho e é licenciada em direito. Residente em Quarteira e é jurista no Departamento de Conservação da Natureza do Algarve, em Faro.

10 – Ricardo Loureiro – O Ricardo tem 34 anos e é natural de Boliqueime onde reside. A sua formação é em tradução e multimédia e trabalha na área da gestão dos recursos humanos. É Vice-presidente do Clube Desportivo de Boliqueime e Vice-presidente do Centro Social e Comunitário de Vale Silves, fazendo ainda parte da direção da Casa do Povo de Boliqueime.

11 – Elsa Calado – A Elsa tem 50 anos e é empresária. Reside em Quarteira e desempenha um importante papel como Presidente da Associação de Pais da Escola EB1 de Vale Judeu.

12 – Horácio Piedade – Horácio Piedade tem 62 anos, dois filhos e 3 netos. É o histórico Presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião e exerce funções como chefe de gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Dr. Seruca Emídio.

A direção de campanha

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *