Castro Marim

Município apresenta os Guias (Re)Descobrir: Algarve Medieval / Guia de Castro Marim

castro_marim_medieval

Integrados na programação cultural da Eurocidade do Guadiana, a Câmara Municipal de Castro Marim, dia 19 de julho, às 18.30 horas, promove o lançamento dos Guias (Re)Descobrir: Algarve Medieval /Guia de Castro Marim e a inauguração da exposição “Castro Marim na Rota do Algarve Medieval”, na Igreja do Castelo da vila.

Os Guias (Re)Descobrir: Algarve Medieval /Guia de Castro Marim é um projeto da autoria da historiadora de arte Rita Manteigas e do designer gráfico Rui Gonçalves, que tem por finalidade propiciar ao visitante e ao habitante do Algarve descobrir ou redescobrir o património cultural da região numa nova perspetiva.

A Idade Média foi o período escolhido para desenvolver este trabalho de investigação histórica. A partir de doze itinerários por cidades, vilas e locais  onde existem fortes marcas do Islão e da Reconquista Cristão que se seguiu, poderão ser observados vestígios de muralhas e respetivas portas, de bairros e arrabaldes, de templos e de hortas.

Estes vestígios deram origem a vários locais que conhecemos no quotidiano ou sobre ao quais ouvimos falar, muitos deles com usos distintos mas outros com usos semelhantes há séculos.

Algarve Medieval /Guia de Castro Marim é o primeiro editado pela Câmara Municipal, de um conjunto de doze itinerários de vários locais do Algarve a publicar. Segundo os seus autores, este Guia cruza os conteúdos atualizados das ciências históricas, principalmente da História da Arte e do Urbanismo, traduzidos numa linguagem acessível ao grande público.

No dia do lançamento do Guia, será igualmente inaugurada a exposição “Castro Marim na Rota do Algarve Medieval”  dedicada à época medieval em Castro Marim e que estará patente ao público na Igreja do Castelo até 31 de agosto.

Município de Castro Marim

Categories: Castro Marim, Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.